A décima edição do festival de arquitetura está de volta este fim de semana, a 5 e 6 de julho, abrindo portas de mais de 70 edifícios em quatro cidades: Maia, Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos. Todas as atividades são gratuitas.
Corpo do artigo
Este fim de semana, a arquitetura está em destaque na agenda de quatro cidades, com o regresso do Open House Porto, iniciativa que acontece a 5 e 6 de julho, numa edição especial que vai comemorar os dez anos da sua existência. Na prática, mais de 70 edifícios emblemáticos e habitualmente inacessíveis ao público abrem portas para visitas gratuitas, na Maia, em Matosinhos, no Porto e em Vila Nova de Gaia.
A curadoria desta edição do Open House Porto, a cargo da Casa da Arquitetura, também organizadora do festival arquitetónico, "revisita os espaços mais marcantes das últimas nove edições e apresenta novidades significativas - com destaque para projetos concluídos nos últimos cinco anos", lê-se em comunicado, num compromisso de uma década com "a democratização do acesso à arquitetura e a valorização do património urbano".
Quinta dos Cónegos, Escola de Educação Ambiental, Fundação Gramaxo, Casa Marília (na Maia); Mosteiro de Leça do Balio, Casa de Chá da Boa Nova, Piscina das Marés, Terminal de Cruzeiros, Antiga Refinaria de Matosinhos, Museu da Memória (em Matosinhos); Forte de São João Baptista, Casa da Árvore, Ala Álvaro Siza, Livraria Lello, Monte da Lapa, Museu de Arte Sacra e Arqueologia, Centro Português de Fotografia, Museu Militar (no Porto); Centro Interpretativo do Património da Afurada, Quartel da Serra do Pilar, Caves Cockburn's, Ponte de S. João e Paços do Concelho (em Vila Nova de Gaia) são alguns dos mais de 70 espaços que integram a edição deste ano.
As visitas (livres, acompanhadas ou comentadas) fazem-se, na sua grande maioria, sem marcação e por ordem de chegada. Além disso, os programas Caleidoscópio e Plus incluem atividades abertas e acessíveis a todos os públicos, e este ano estreia a atividade Open Office, que pretende aproximar os visitantes da realidade dos arquitetos, com visitas a quatro ateliês, um em cada cidade onde decorre o Open House Porto. Saiba mais sobre toda a agenda desta edição no site oficial.