Vila Nova de Gaia acolhe pela 5.ª vez o festival Bang! e transforma-se, até domingo, no epicentro da cultura, literatura fantástica, ficção científica, gaming e novas tecnologias. O evento reúne escritores, músicos e ilustradores e conta com apresentações de livros, espetáculos, videojogos e concursos de cosplay.
Corpo do artigo
Com um programa pensado para crianças e jovens, onde poderão experimentar programação e robótica, o Bang! assume-se como um ponto de convergência para entusiastas e criadores de livros, videojogos e música. O evento conta com a presença de artistas locais e internacionais, que dinamizam oficinas e atividades educativas. A agenda do festival distribui-se pelo Convento Corpus Christi, o Armazém 22, as Caves Ramos Pinto, o Cais de Gaia e o 7G Roaster. Apesar do acesso ser gratuito, há oficinas em que será necessária a inscrição prévia devido ao limite de lugares.
O arraque acontece esta sexta-feira e a sessão inaugural, na Capela do Convento Corpus Christi, conta com “Alquimistas” da companhia Somnium Entertainment, um espetáculo de fogo coreografado. Depois, haverá uma visita guiada aos vários espaços onde decorre o festival. Às 18 horas a atenção desloca-se para a Black Box Armazém 22, onde há lugar para “Blackout”, um espetáculo de dança interpretado por Carolina Pereira, Carolina Rocha, Carolina Souto e Sancha Fonseca. Já pelas 19 horas, as Caves Ramos Pinto acolhem o concerto “Violin Tales”, recriando o mundo sonoro de “O Senhor dos Anéis”. Às 21.30 horas, no Cais de Gaia, sob ao palco a atuação de José Pinhal Post Mortem Experience.
Ao longo do desta sexta-feira e de sábado, o Armazém 22 “Sharkcoders” dará palco à criatividade digital, com oficinas de desenvolvimentos de jogos, impressão 3D, programação em Python, criação de apps, robótica e experiências com realidade virtual. No mesmo espaço, das 10 às 18 horas, há destaque para o Pokémon Trading Card Game. A programação inclui ainda opções para crianças, como “Avozinha Voadora” e “Salta Stitch”, o “Speed Pong” com competições e prémios, e jogos de festa como “Deus, Hitler & Gandhi” e “Podia Ser Pior”. O Convento Corpus Christi contará também com “Bang Kids”, um espaço exclusivo para crianças. Ainda no Armazém 22, há lugar para o “Brick room”, com exposições de Lego da autoria de Hugo Sampaio. Já nas Caves Ramos Pinto sucedem-se sessões de Role Playing Games, várias mesas de Dungeons & Dragons, City of Mist e outros RPGs para iniciantes.
No sábado, o espaço “Blackbox” começa as atividades às 15 horas com a ilustradora Layla Star e o convidado Filipe Andrade. Às 16 horas, segue-se a apresentação do livro “A mais breve história da Rússia em BD”, com os autores Dulce Garcia e José Milhazes. Pelas 17 horas, acontece a apresentação do livro “Tales from Nevermore” sob a moderação de José Freitas. De seguida, uma conversa sobre o filme “Ainda estou aqui”, com o autor e cineasta Marcelo Rubens Paiva. Para encerrar o setor, às 19 horas acontece Brick Talk, uma conversa dedicada aos fãs adultos de Lego, com a presença de Hugo Sampaio, Jorge Gabriel e Luís Baixinho.
No mesmo dia, às 11 horas, no Convento Corpus Christi tem início a oficina de estêncil, com “Algodão doce para o cérebro”. À tarde, a banda Wunderland, com Wuant e BLUNDER, realiza uma sessão de autógrafos às 14 horas. Seguem-se conversas e apresentações com autores e convidados especiais, como MG Ferrey às 15 horas, e Bruna Lombardi às 16 horas, que fala sobre o seu livro “Manual para corações magoados”. A programação literária continua com debates dedicados às “Escritas híbridas”, divididos em duas sessões às 17 e às 18 horas. Ainda neste dia, haverá outras atividades como “Artist Alley”, um espaço de encontro de artistas e o público, onde haverá a venda de ilustrações e banda desenhada. Às 15 horas, no mesmo local, os visitantes podem participar numa aula de esgrima medieval. Já à noite, pelas 21.30 horas, o Cais de Gaia recebe o espetáculo musical “A Night at the Movies”.
No último dia do festival Bang!, domingo, a “Black Box” pela manhã transforma-se num palco de diálogo entre tecnologia, literatura e educação. A Sharkcoders aborda temas sobre “Cibersegurança”, “O futuro da IA, RV e RA na educação”, “O impacto da programação no raciocínio lógico das crianças” e “Os robôs e o futuro social e profissional”. Às 15 horas, Osvaldo Medina apresenta projetos “Fojo” e “Bobra - Operação Conacri”. Pelas 17 horas, a apresentação do livro “O atendimento geral” de Paulo Mendes.
No Convento Corpus Christi o dia começa às 11 horas com uma conversa aberta dedicada ao universo do cosplay, com a participação de Nakamura, Nymesia e Synergie. Durante a tarde, o espaço volta-se para a literatura: às 15 horas, o ilustrador francês Nicolas Barral mergulha no universo pessoano com “O intranquilo Senhor Pessoa”. Segue-se, às 16 horas, uma mesa-redonda dedicada às escritas híbridas, que junta autoras como Andreia Ramos, Ana Castro, Rosa Silva, Andreia Ferreira e Lucy Angel. A fechar a tarde, às 17 horas, discute-se a construção de mundos imaginários e criaturas lendárias, com a presença de Patrícia Fernandes, Ricardo C. Dias, Francisco Ramalheira e Nuno Carvalho, numa conversa conduzida por Ana Catarina Ramos. Ainda neste dia, haverá um brunch literário no jardim interior do convento, às 11 horas.
O Cais de Gaia é o palco da festa ao final do dia: o Concurso de Cosplay está marcado para as 18 horas, segue-se oespetáculo K-Cultur, dinamizado pela Culturdança, e o dia encerra em festa com o DJ Higuita, às 19.30 horas.
O festival Bang! é promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em colaboração com a Fundação INATEL, e conta com a produção da Andante Associação Artística.