Dando nova vida ao edifício histórico e ribeirinho Espelho d’Água, em Belém, a nova ZeroZero soma 500 lugares, uma esplanada generosa, e faz-se de várias camadas: funciona como pizaria, bar, mercearia e gelataria.
Corpo do artigo
Em oito décadas, o histórico Espelho d’Água já viveu várias vidas em Belém. O edifício modernista da capital nasceu em 1940 para acolher a Exposição do Mundo Português, já foi discoteca, galeria e restaurante homónimo, renascendo agora renovado, mas com identidade intacta, para acolher a maior ZeroZero da cidade, a tempo de comemorar os seus dez anos.
A nova pizaria do grupo Plateform – que soma irmãs no Príncipe Real, Parque das Nações e Mercado da Ribeira, e que detém casas como o Alma, Rocco, Sala de Corte e Brilhante, entre outras -, tem na localização e na capacidade duas das mais valias, situada na margem do Tejo e reunindo 500 lugares, quase 200 na esplanada generosa à beira-rio.
O caráter camaleónico é outra vantagem, já que este espaço, aberto entre almoço e jantar, funciona como restaurante, bar, gelataria e cafetaria (com entrada direta pelos passadiços junto ao Tejo) e ainda uma mercearia com produtos italianos DOP e DOC, entre os quais queijos, charcutaria, vinhos, biscoitos, azeite e as massas frescas de produção própria.
No interior, a claraboia central alargada torna agora o espaço mais luminoso e as vidraças estreitam a sua ligação ao rio, parte da vizinhança privilegiada onde se incluem também o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos, o Jardim da Praça do Império, o Centro Cultural de Belém e o Museu de Arte Popular, por exemplo.
Na carta do chef Ricardo Bolas, há 23 pizas feitas em forno a lenha, que ganham leveza com dois processos de fermentação da massa, de um mínimo de 62 horas. Nas massas frescas, destaque para novidades como pappardella ripiena com ricota e trufa, ou o linguini negro com frutos do mar. Há ainda risotos, arancini de arroz siciliano, tártaros e carpaccios, saladas e pratos como como o polvo assado com batata e azeitonas ou a vitela à milanesa.
Nos doces, a escolha recai sobre tiramisu, mil-folhas de caramelo salgado, panacota de frutos do bosque ou os gelados da casa. Para acompanhar, mais de 30 rótulos vínicos italianos e cocktails de autor, que nestes dias longos ligam bem na esplanada com tábuas de queijos e enchidos, ao final da tarde.
ZeroZero Belém
Edifício Espelho d’Água, Avenida Brasília, Lisboa
Tel.: 219364245
Web: pizzeriazerozero.pt
Das 12h às 00h, todos os dias.
Preço: pizas desde 13 euros.