É no driving range, mas também no campo, que se aprendem as bases do golfe, na academia Paul McGinley, na Quinta do Lago. As aulas, à medida dos clientes,são para adultos, crianças ou famílias. Não é necessário conhecimento prévio.
Corpo do artigo
Estendidos à beira do Atlântico e da praia do Ancão, em plena Ria Formosa, os três campos de golfe da Quinta do Lago - Sul, Norte e Laranjal - são elogiados internacionalmente graças à sua beleza paisagística, marcada por lagos e extensos pinhais. Artificial, é certo, a paisagem define em grande parte a experiência de jogo, ao integrar greens ondulantes, bunkers detalhadamente posicionados e obstáculos de água, como é o caso do campo Norte, redesenhado em 2014 por Beau Welling, reputado arquiteto, em parceria com o golfista irlandês Paul McGinley, que dá o nome a academia de golfe.
Fundada há 14 anos pelo antigo capitão da equipa vencedora da Ryder Cup (competição entre equipas europeias e norte-americanas), a Academia Paul McGinley organiza aulas particulares, pacotes familiares e programas para crianças, com o objetivo de cultivar novos golfistas, dando-lhes as técnicas e as ferramentas usadas pelos profissionais.
Os adultos podem optar por sessões individuais ou em pequenos grupos de iniciantes. As crianças e jovens participam em grupos (“tiny tees”, dos três anos em diante, e “birdies”, entre os seis e os 15), atribuídos conforme os níveis de prática.
“Não são necessários conhecimentos prévios”, garante João Dias, diretor da academia, mas “a paciência, curiosidade e motivação para aprender são muito importantes”, sem haver lugar a competição, pois “o foco é na diversão e na aprendizagem”.
A sessão inicial dá a conhecer o driving range coberto e descoberto para a prática do swing, putting greens, bunkers (depressão no terreno coberta de areia) de treino, e o campo para aulas em ambiente real, com jogos e táticas. Nas aulas práticas aprende-se o swing, o chipping, o putting e a postura certa.
Entre os aspetos abordados estão também o grip (forma correta de agarrar no taco) e o swing longo, assim como as noções de regras e a etiqueta de golfe. São fornecidos tacos e bolas e o vestuário recomendado inclui calçado de golfe ou ténis desportivos, polo com colarinho, calças ou bermudas com tecido leve. “Existem regras discretas e suaves, orientadas para o conforto e imagem do resort”, esclarece João Dias. A solidez da aprendizagem dependerá do número de sessões: o ideal é fazer quatro a seis, para que as crianças absorvam os fundamentos do golfe.
Estando de férias no resort ou nas imediações, é possível inscrever os pequenos candidatos a golfistas num Júnior Golf Camp com a duração de uma semana, a partir de 130 euros/criança. As aulas decorrem no período da manhã. É-lhes oferecido um kit de boas-vindas e um certificado de participação. “No final, elas saem com uma sensação de conquista e entusiasmadas por mostrar aos pais o que aprenderam. E levam daqui memórias por terem aprendido algo juntos”, sintetiza o responsável da Academia Paul McGinley. A celebração pode ser feita à mesa do restaurante Koko, perto do driving range.
Academia Paul McGinley
Quinta do Lago, Rotunda 4, Loulé
Tel.: 289 394 368
Web: quintadolago.com
Das 8h30 às 18h. Não encerra
Sessões privadas para adultos e famílias desde 45 euros/pessoa ou aulas em campo desde 170 euros/pessoa, com várias durações. Campo de golfe júnior desde 130 euros/semana + 105 euros por irmão.