O jovem de 28 anos, atual sub-chefe júnior do Al Sud, uma estrela Michelin em Lagos, venceu a 36.ª edição do mais antigo concurso nacional de cozinha.
Corpo do artigo
É natural de Portimão, mas é em Lagos que tem dado cartas, parte da equipa do Al Sud, o restaurante detentor de uma estrela Michelin, situado no Palmares Ocean & Living Golf. Aos 28 anos, Alexandre Cabrita é o novo Chefe do Ano, tendo vencido a 36.ª edição do mais antigo concurso nacional de cozinha, dedicado às novas promessas da cozinha, e cuja final decorreu esta quarta no Centro Multiusos de Lamego.
Para impressionar o leque de jurados, o atual sub-chefe júnior do Al Sud (liderado por Louis Anjos), apresentou como entrada vegetariana uma açorda de tomate e espargos com gema de codorniz; um bacalhau com grão e emulsão de colagénio e pimentos na categoria de prato de bacalhau; um borrego com cenoura algarvia e arroz de forno como prato de carne com arroz; e uma mousse de laranja com texturas de azeite e aromas de poejo na categoria de sobremesas com azeite.
"Ganhar o Chefe do Ano é inexplicável. Estou muito feliz! Foram meses de trabalho e dedicação para esta prova, para ter um bom desempenho e orgulhar-me do meu trabalho. E foi isso que aconteceu", explica o vencedor, que já passou por outros restaurantes a sul como o F, O Rafaiol ou o estrelado Vista (de João Oliveira).
Os chefs António Bóia (JNcQUOI, também ele presidente de júri), Luís Gaspar (Sala de Corte; vencedor deste concurso em 2017), Marlene Vieira (Marlene e Zunzum Gastrobar), António Loureiro (A Cozinha, Chefe do Ano 2014), a chef pasteleira Andreia Moutinho, Rui Martins (Chefe do Ano 2016), Dieter Koschina (Vila Joya), Paulo Pinto (ACPP) e Diogo Novais Pereira (Porinhos; Chefe do Ano 2024) compuseram o leque de jurados na final.
Jorge Bolito, do The Yeatman (segundo lugar nesta edição), Vítor Miranda, do Pena Park Hotel e do Biclaque Trajano (terceiro lugar), Afonso Alves, do Mezze, Bruno Garcia, da Fortaleza do Guincho, e Mário Santos, do Rossio Gastrobar, foram os quatro finalistas que competiram com Alexandre Cabrita na final do Chefe do Ano 2025, iniciativa organizada pela Revista Manja e pelas Edições do Gosto.