Fora da capital também se celebra o Santo António com tudo a que se tem direito. Nas próximas semanas há arraiais de norte a sul (e ilhas), com música popular, marchas, fogueiras, folclore e comes e bebes.
Corpo do artigo
Vila Nova de Famalicão
6 a 13 de junho
As Festas Antoninas de Famalicão arrancam a 6 de junho com a inauguração das cascatas, o desfile infantil e o concerto de Slow J. A partir daí, e durante uma semana, a cidade enche-se de atividades e animação. Há música todas as noites, DJ sets pela madrugada, torneios desportivos durante o dia, workshops, um festival de cavaquinhos (7) e outro de folclore (10). O ponto alto da programação é o grande desfile das Marchas Antoninas, a 12 de junho, a partir das 21h15. No cartaz musical destacam-se ainda os espetáculos de Mariza com a Jovem Orquestra de Famalicão (9), Valter Lobo (8) e Nuno Ribeiro (13).
Vila Verde
11 a 15 de junho
A tradição marca as festas de Santo António de Vila Verde, que este ano irá tentar bater o recorde mundial da maior concentração de pessoas a dançar o Vira Minhoto, atualmente detido pelo Canadá. Quem quiser participar basta aparecer na Praça de Santo António, no sábado (14), às 14h30. O objetivo é ultrapassar os 747 participantes. Atuações de FF (11), Rogério Braga (13), Mizzy Miles (13) e Os Quatro e Meia (15) compõem a agenda musical das festividades, que incluem também o XIV Festival da Febra, a decorrer diariamente das 11h às 23h, rusgas e fogueiras (12), as tradicionais marchas populares (13), e o Festival Folclórico Luso- Espanhol (14).
Estarreja
6 a 15 de junho
O Mercado Antigo, instalado de 6 a 8 de junho na Praça Francisco Barbosa, dá início às Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja, relembrando o quotidiano dos anos 20 a 40 do século XX, com espaços de venda, produtos e trajes de época, folclore e bandas filarmónicas. O programa segue para o Parque Municipal do Antuã, com tasquinhas de comes e bebes, e concertos de D.A.M.A (13), Delfins (14) e Para Sempre Marco (15). As Marchas Populares acontecem na noite de 12 de junho.
Lagoa
9 a 15 de junho
Sardinhas e pão de milho, distribuídas gratuitamente pela população. É assim que começam as Festas de Santo António em Santa Cruz de Lagoa, na ilha de São Miguel, Açores. No dia 10, a tarde é dedicada aos mais novos, com trampolins e pinturas faciais, e nessa noite Tony Carreira é cabeça de cartaz. Em destaque estão ainda os Casamentos de Santo António (12) e as marchas (14).
Cascais
3 a 13 de junho
De regresso ao Hipódromo Manuel Possolo, o arraial de Santo António terá música ao vivo de Rouxinol Faduncho (9), Quim Barreiros(10) e Rosinha (11). Durante os 10 dias de festa, das 18h até à 1h, haverá bifanas, sardinhas, caracóis, caldo verde e outros petiscos para aconchegar o estômago enquanto se assiste, por exemplo, ao desfile das marchas populares (8).
Reguengos de Monsaraz
12 a 15 de junho
Este ano, as festas da cidade trazem Nininho Vaz Maia (12), Quim Barreiros (13), Tiago Bettencourt com a banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense (14) e Bispo (15). Além dos concertos, o programa inclui um desfile de fanfarras e marchas populares, assim como um espaço de degustação de vinhos e produtos regionais (14 e 15) no Parque da Cidade.