Mal assumiu a cozinha do BAHR & Terrace, o restaurante do Bairro Alto Hotel, em Lisboa, Fábio Pereira viu o seu trabalho e da sua equipa ser distinguido pelo Guia Repsol 2025. Os menus renovados esta primavera são um convite a descobrir o espaço com “cozinha e garrafeira especiais, com aspirações a crescer e inovar”.
Corpo do artigo
Fábio Pereira trabalhou oito anos como sous-chef e sous-chef executivo de Pascal Meynard no hotel Ritz Four Seasons, no Parque Eduardo VII, até mais recentemente assumir, pela primeira vez como chef executivo, a cozinha do BAHR & Terrace, o restaurante principal do Bairro Alto Hotel, no Chiado. Ainda a aquecer o lugar, foi com grande felicidade que viu o seu trabalho e o da sua equipa ser distinguido com um Sol pelo Guia Repsol Portugal 2025. Segundo o guia, um Sol é atribuído a “restaurantes que apostam numa cozinha e garrafeira especiais com aspirações a crescer e inovar. Vale a pena parar a meio da viagem para os conhecer”.
Mas não é preciso estar de viagem, nem tão pouco ser hóspede do Bairro Alto Hotel, para poder apanhar o elevador até ao 5.º piso. A vista sobre o casario do centro histórico de Lisboa e o rio Tejo prende as atenções e é na companhia dela que se pode tomar o pequeno-almoço, almoçar ou jantar no BAHR. Os menus mudaram no arranque desta primavera, com a entrada de pelo menos 14 novos pratos na carta de jantar, contabiliza à Evasões Fábio Pereira. A energia com que o chef vive esta nova fase profissional é contagiante. “Sempre me identifiquei com a criatividade, sustentabilidade e sazonalidade que marcam este projeto”, comenta.
Valores com que, de resto, foi habituado a crescer, na companhia das avós, em Famalicão. “A minha família sempre esteve muito ligada às tradições, desde a matança do porco às vindimas, nas quais eu participava até na pisa da uva a pé. Lembro-me de a minha avó cozinhar feijoada para todos, nesses dias; e também de ela fazer broa de milho e ovos rotos com tomate coração-de-Boi, nos meses de julho e agosto”, conta o chef. Daí até entender a importância da utilização dos produtos da época na cozinha, aonde entrou muito novo, foi um passo curto. Ainda que, admita, como cozinheiro profissional procure “explorar novas técnicas”, e evoluir.
“A organização, a disciplina e o rigor também já me acompanham desde o Ritz”, sinaliza Fábio Pereira, explicando que aqui existe mais espaço para criar - visto que além do restaurante tem a seu cargo a carta da Mezzanine e a pastelaria do hotel, que conta com uma loja, a Pastelaria, aberta para a rua. A essência gastronómica do BAHR & Terrace mantém-se intacta, portanto, após a saída de Nuno Dinis e Bruno Rocha, os anteriores chefs executivos do projeto, que no seu arranque após as obras de remodelação do hotel, em 2019, ficou marcado pelo regresso do chef Nuno Mendes (do restaurante Viajante, em Londres) a Portugal.
À mesa do BAHR & Terrace, ao jantar, as novidades incluem snacks como coscorão de gamba-rosa do Algarve com endívias e yuzo - “os toques asiáticos, marcados pelo umami (conhecido como quinto sabor) elevam o produto português”, diz o chef -; entradas como lírio dos Açores com dashi de espinafres e maçã verde; e ostras do Sado com tártaro de novilho fumado e alga kombu; e pratos principais como lombo de novilho maturado com texturas de cebola de primavera e molho à portuguesa. Entre as muitas opções há também um prato de leitão com favas fumadas, couve-kale e pimenta-preta; e um arroz de carabineiros.
Além do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, no currículo de Fábio Pereira constam também passagens por restaurantes como a Bica do Sapato e o 100 Maneiras, ambos em Lisboa, e este último com uma estrela Michelin. No ano passado, o BAHR & Terrace entrou pela primeira vez para o Guia Michelin como restaurante recomendado. “A ode aos produtos de excelência é prática continuada no restaurante que ocupa na íntegra o quinto piso do boutique hotel, o primeiro de cinco estrelas da capital”, lembra ainda o Bairro Alto Hotel em comunicado.
BAHR & Terrace
Praça Luís de Camões, 2 (Chiado)
Tel.: 213408288
Web: bairroaltohotel.com
Pequeno-almoço, das 07h30 às 11h30; almoço, das 12h30 às 15h30 (seg. a sex.); brunch, das 13h às 16h (fim de semana e feriados); jantar, das 19h às 00h.
Preço médio: 60 euros