A Casa das Penhas Douradas e a Casa de São Lourenço propõem um programa que permite seguir a prática ancestral da transumância.
Corpo do artigo
Acompanhar os pastores e os seus rebanhos pelas veredas da Serra da Estrela é o convite que os Burel Montain Hotels fazem aos seus hóspedes já no próximo dia 28 de junho.
O programa começa logo pela manhã, com a deslocação dos rebanhos para as zonas mais altas e frescas, e com pasto mais verde, para a temporada de verão. A experiência inclui ainda um almoço comunitário com os pastores, a meio do caminho, e durante a tarde, a imersão nas tradições da serra continua, com atividades musicais inspiradas no cancioneiro folclórico ligado à pastorícia.
Foram ainda criados alguns roteiros para aprofundar o contexto histórico-cultural da transumânica, uma prática milenar que permitia aos pastores aproveitar os recursos naturais ao longo do ano, garantindo a alimentação do gado e a sustentabilidade da atividade pastoral. Atualmente, embora em menor escala, a transumância continua a ser praticada em algumas zonas do país, nomeadamente na Serra da Estrela.
Além da experiência cultural, o programa dos Burel Mountain Hotels inclui duas noites com pequeno-almoço e lanche incluídos, um jantar para duas pessoas, uma merenda a meio da manhã na aldeia da Póvoa Velha, o referido almoço comunitário com os pastores, e acesso à piscina e ao Wellness Spa do hotel escolhido. Na Casa das Penhas Douradas a oferta começa em 670 euros, para duas pessoas, e na Casa de São Lourenço, será a partir de 940 euros.
As reservas poderão ser feitas para booking@