O campo de golfe do hotel Vidago Palace está aberto a hóspedes e passantes que ali queiram ter uma primeira experiência na modalidade. Há aulas de iniciação para toda a família, e até uma zona dedicada ao footgolf, onde se troca o taco pelo pé.
Corpo do artigo
Redesenhado a partir de um original de Mackenzie Ross (famoso arquiteto escocês da especialidade), construído em 1936, o campo de golfe do Vidago Palace goza de uma envolvência natural única, inserido num vale pitoresco. Os primeiros quatro buracos são jogados dentro do parque termal, e por todo o percurso subsistem árvores centenárias. É um Par 72 em que todos os buracos constituem um desafio, de modo a que os golfistas possam testar e apreciar todo o leque de pancadas.
Para os menos experientes, que queiram melhorar o seu jogo, há aulas individuais para iniciantes, workshops de grupo e aulas de especialização. E quem nunca pisou um green, mas tem curiosidade em experimentar, seja hóspede do hotel ou esteja de passagem por Vidago, tem aqui a oportunidade de tomar o primeiro contacto com a modalidade. As atividades de iniciação são muito procuradas por casais e famílias, refere Paulo Ferreira, diretor de golfe do Vidago Palace, e para participar apenas é necessário levar “roupa e calçado confortável, e entusiasmo”.
A experiência tem a duração de 1h30 e permite aprender os fundamentos do golfe. “Desde a pega, a postura, o alinhamento, a posição da face do taco, e depois a partir daí o movimento básico para que consigamos acertar na bola”, descreve o responsável. Para facilitar o primeiro contacto e garantir uma sessão aprazível para todos, a aula começa habitualmente no green, com jogadas mais curtas. “Tecnicamente não é tão exigente e é mais interativo. Só depois é que passamos para a parte do jogo comprido, onde já existe um movimento completo, já batem na bola, já conseguem ver a bola a voar”, explica Paulo.
A aula decorre em grupo, mas é adaptada a cada membro, consoante o nível de jogo, a idade - o golfe é um desporto sem limite de idades, ainda que a equipa recomende a participação de crianças a partir dos cinco anos -, e a destreza do jogador. “A família faz a aula em conjunto, mas com atividades e objetivos diferentes, uma metodologia de treino diferente, embora estejam sempre juntos”, realça o professor.
Outra atividade disponível e especialmente apreciada pelos mais pequenos é o footgolf, que tal como o nome denuncia consiste numa mistura de futebol com golfe. Usa-se uma bola de futebol e os pés, em vez do taco, mas o objetivo é o mesmo do golfe: colocar a bola no buraco no menor número de chutos possível. “Há uma convivência maior entre todos no footgolf, e as crianças já gostam mais”, admite Paulo. Qualquer que seja o programa escolhido, no final, pode-se debater o resultado no Clube House, renascido com traço do arquiteto Álvaro Siza Vieira, a partir de um antigo edifício em pedra de 1886, e que alberga um restaurante, um bar e uma loja.
Vidago Palace Golf Course
Parque Vidago, Chaves
Tel.: 276 990 900
Web: vidagopalace.com
Aulas de iniciação de golfe a partir de 15 euros por pessoa (7 euros para jovens até os 17 anos) É necessária marcação prévia.
Sessões de footgolf: 5 euros (juniores); 10 euros (adultos)