Cinco escolhas cheias de heróis do mar e da planície, entre algas no prato e vinhos à prova
As férias passam do sonho à realidade em Alvito, enquanto em Portalegre, uma quinta mostra o que vale em vinhos. País acima, há visitas guiadas em Lisboa, música e cerveja artesanal em Coimbra e verduras do mar no Porto. Para muitos gostos
Corpo do artigo
Um dia aberto com direito a visitas e provas
A Quinta de Fonte Souto, em Portalegre, promove a 10 de junho um dia aberto a todos os visitantes. Esta quinta — a primeira propriedade da família Symington fora do Douro —, inserida no Parque Natural da Serra de São Mamede, dá a conhecer a paisagem alentejana, bem como os vinhos produzidos na região. O dia aberto inclui uma visita guiada, com dois horários disponíveis (10.30 e 15 horas), que contempla um passeio pela vinha e uma prova de vinhos. As atividades são gratuitas, mas requerem inscrição com, pelo menos, 48 horas de antecedência. Além do dia aberto, a Quinta de Fonte Souto oferece outras experiências, nomeadamente um piquenique que inclui uma seleção de produtos regionais, como pão rústico, chutney de cogumelos e coentros, queijo curado do Alentejo, enchidos, azeitonas e uma garrafa de vinho Florão branco. Esta experiência para duas pessoas está disponível por 44 euros.
Reservas: 910 104 292, reservas@fontesouto.com
Reina a cerveja num fim de semana de festa
O Campo de Santa Cruz e o Jardim da Sereia, em Coimbra, transformar-se-ão na casa do Praxis Beer Fest, entre 13 e 15 de junho. O festival alia a cerveja artesanal e a música à celebração dos cem anos das marcas Topázio e Onyx, que apresentarão novos rótulos. Estarão presentes mais de uma dezena de cervejeiras nacionais e internacionais, como Epicura, Love Craft, Dos Diabos, Musa, Boazinha, Amo Brewery, Gulden Draak, Budvar, Going Gremlin, Brouwerij Roman e Brewers Beato. A música está garantida, com concertos de GNR, Miguel Araújo com João Só e Os Quatro e Meia, Capitão Fausto e Cláudia Pascoal, entre outros. O espaço Time for Grill será dedicado aos grelhados, complementado por “food trucks” e restaurantes que servirão desde pizas artesanais, hambúrgueres gourmet e sandes de cachaço até opções vegetarianas e gelados artesanais. Acrescente-se conversas, showcookings e provas comentadas. Bilhetes entre 10 e 25 euros (bilhetes diários) e 50 euros (passe de três dias) em praxisbeerfest.pt.
Algas marinhas no prato, na arte e na ciência
O hotel The Largo, no Porto, retoma o Porto Unknown 2025 para celebrar o verão, a 13 e 14 de junho. Esta segunda edição é dedicada às algas marinhas e suas curiosidades, bem como às respetivas possibilidades artísticas e gastronómicas. O programa de dia 13 centra-se numa caminhada orientada por Elina Stolde, cujo projeto A Recoletora convida a descobrir, identificar e recolher espécies de algas comestíveis da costa. Mais tarde, haverá um piquenique de degustação. No dia seguinte, às 18 horas, terá lugar uma demonstração artística de Tomás Dias, que criará uma gravura feita com algas. Por fim, realiza-se um jantar com inspiração atlântica, a cargo do chef Nuno Mendes, que inclui pratos como arroz caldoso com plâncton; percebes fumados em tosta de algas; e toffee de caramelo e algas. A experiência de dia 13 tem o custo de 190 euros por pessoa, enquanto a de dia 14 vale 120 euros. O programa completo dos dois dias está disponível por 290 euros.
Reservas: dine@thelargo.com