
Foto: DR
O plano de festas para a mudança de calendário contempla hotéis e restaurantes. No Porto, em Castelo Branco e Lisboa. Com menus ousados ou tradicionais, mas sempre com espumante, uvas-passas, noites longas e desejos de um Ano Novo decente.
Exuberante, português e contemporâneo
A chef Rafaela Ferreira é a arquiteta do menu com que o Exuberante, no Altis Porto Hotel, brinda a 2026. Desfilarão a partir das 19 horas choux de camarão com papada de porco bísaro, brioche e presunto, e empada de beringela com molho de iogurte e especiarias. No jantar entra-se com pão de fermentação lenta com manteiga de alho negro; tártaro de camarão da costa com dashi de citrinos e avelãs; e pastel de leitão com molho de pimentas e folhas verdes. Depois, peixe da lota com jus de marisco e funcho, arroz de bivalves e coentros; e presa de porco bísaro com tupinambor e cogumelos selvagens. À sobremesa, espumante, citrinos e shiso verde, mais petit fours. Música ao vivo, espumante e passas ativam-se à meia-noite, e segue a festa até às 2 horas. Preços: 230 euros (sem bebidas) e 40 euros (crianças dos cinco aos 11 anos). Reservas: 229 766 200, exuberante@altishotels.com.

Na Beira Baixa, com tudo a quese tem direito
Para a mudança de ano, o Hotel Meliá Castelo Branco aposta num roteiro familiar: welcome drink às 19.30 horas, jantar de gala (camarão tigre salteado com salada de vieiras, rúcula e citrinos; tranche de cherne gratinado em cama de puré cremoso e verdes salteados, tornedó de novilho com crocante de linguiça, batata gratinada e salada rica de vegetais, pão de ló cremoso e gelado de natas em crocante caramelizado), espumante e passas na hora crítica, música ao vivo e DJ daí em diante, mais ceia, buffets vários, chocolate quente e pastéis de nata. O pacote de estadia custa 310 euros e dele fazem parte, além das festividades, pequeno-almoço buffet, acesso à piscina interior, sauna e banho turco, atividades para crianças e estacionamento. Um almoço especial ocorre a 1 de janeiro, por 49 euros/pessoa. Reservas via 272 349 280 ou meliacastelobranco@meliaportugal.com.

Burlesco e pronto para a festa, comme il faut
Pode tirar-se o cabaré do Maxime, mas parece que não se pode tirar o Maxime do cabaré. Embora viva uma nova existência como Maxime Boutique Hotel, no centro de Lisboa, abundam os fantasmas de um passado histórico no edifício na Praça da Alegria. Assim se chega à festa Eightease: Especial Réveillon, para entrar em 2026 com a promessa de burlesco e olhares à década de 1980. O dinner-show terá performances de Ruby Monroe, Veronique Divine, Ritto Wanderlust e Vanity Redfire, num programa que arranca às 20 horas com cocktail de boas-vindas. À mesa chegarão tártaro de novilho trufado, bisque de lavagante, corvina com molho Alvarinho e pato com terrina de foie. O champanhe aterra à meia-noite, seguindo-se bar aberto e DJ até às 2 da madrugada. Tudo por 250 euros/pessoa. Reservas: 218 760 000, laura.guerreiro@realhotelsgroup.com.

Um jantar especial de fazer parar a Avenida
Permanecendo no coração da capital, olhe-se para o JNcQUOI Avenida, que de 31 de dezembro para 1 de janeiro disponibiliza o seguinte menu, desenhado pelo chef António Bóia: tártaro de gamba branca do Algarve sobre creme emulsionado de amêndoa; terrina de foie gras trufada com compota de figos e vinho do Porto; vieira lacada com caviar e risoto de champanhe e cebolinho; lombo de minhota galega, royal de rabo de boi, pistacho e puré de bimis com trufa preta laminada; e Mont Blanc de marron glacé, gelado de baunilha e trufa branca. Na viragem do calendário, passas e champanhe Perrier-Jouët Grand Brut. Para dar corda à festa, em bar aberto, atua The Breezers Band, seguidos de DJ. Preços: 495 euros para o restaurante, 395 euros para o Delibar Avenida. Reservas através do 219 369 900 ou book@jncquoiavenida.com.

Há um fogo que arde na cozinha do Sagardi
No recanto mais basco do Porto, o restaurante Sagardi, os sabores e produtos invernosos, assim como a cozinha de fogo lento, contribuem para os pratos especiais a apresentar no fim de ano. Eles são: Ostra Spécial de Claire Marennes-Oléron com atum vermelho e molho de soja; salada de sapateira com molho do seu coral; tamboril na parrilla com amêijoas; e lombo de vaca velha com foie e trufa preta. Para sobremesa, intxaursalsa (creme de nozes) cremosa com gelado de nata. Turrões artesanais e uvas-passas chegam pela meia-noite, assim como flutes de Cava Júlia Bernet Ingènius Brut Nature. Tudo por 120 euros/pessoa. Para reservar, use-se o 221 130 987 ou rerservas@sagardi.pt.


