Acompanhando os últimos suspiros de verão, a animação passa por concertos e artes performativas no litoral, desfolhada e tradições musicais no norte, sem esquecer debates sobre a hospitalidade no Douro
Corpo do artigo
Desfolhada, vinho doce e tradição em Famalicão
Homenageando as tradições agrícolas e culturais da vila de Joane, em Vila Nova de Famalicão, a Festa das Colheitas regressa a 13 e 14 de setembro. À semelhança de edições anteriores, a programação prevê a tradicional desfolhada, demonstrativa das práticas comunitárias de outrora e que celebra o final da colheita do milho, com a possibilidade de os visitantes participarem. O vinho doce, produto típico da época das colheitas, acompanha a experiência. A gastronomia também tem espaço, através das tasquinhas, com petiscos e pratos tipicamente minhotos. À programação junta-se a animação musical para toda a família. A entrada é gratuita. A Festa das Colheitas existe nas redes, do Instagram ao Facebook.
Maia festeja tradições culturais portuguesas
O Festival de Música Folk da Maia realiza-se de 12 a 13 de setembro no Parque da Cidade Desportiva de Maia, comemorando a música folclórica nacional com um cartaz eclético. Colmeia, Sebastião Antunes & Quadrilha estreiam o palco (12), entre cantares das raízes, arranjos contemporâneos e referências celtas. O segundo dia do evento fica marcado por artistas como Toques do Caramulo e Celina da Piedade Trio (13). Para completar as festividades, e apoiando os artesãos e produtos locais, um mercado urbano apresenta produtos gastronómicos e bancas de artesanato. À semelhança de outros anos, sábado de manhã ocorre uma oficina de dança. Entrada gratuita. Programação no Instagram.
Lamego debate a hospitalidade do futuro
A primeira edição do HOST Douro acontece na cidade de Lamego, a 14 e 15 de setembro. O Teatro Ribeiro Conceição recebe especialistas nacionais e internacionais, num evento que aborda hospitalidade, gastronomia, enoturismo, design e serviço público. Durante dois dias as palestras, entrevistas e mesas redondas aliam-se a experiências gastronómicas locais, como os almoços no Claustro do Convento de Santa Cruz, preparadas por chefes premiados: Pedro Lemos e Vasco Coelho Santos no dia 14, Óscar Geadas e Rui Paula a 15. Os diversos especialistas abordarão a necessidade de criar ambientes físicos e sensoriais mais agradáveis na hotelaria e restauração, partilhando estratégias e experiências. Bilhetes variam de 55 euros por dia a 100 euros para passe geral. Programação e ingressos em www.hostdouro.pt.
Sintra celebra a francofonia através do teatro
Até 21 de setembro, o Festival de Artes Performativas em Sintra - MUSCARIUM#11 interliga criações artísticas francesas e portuguesas. O espetáculo "Meduse", do coletivo francês Les Bâtards Dorês, é destaque da edição. Rememorando o naufrágio da fragata La Meduse, em 1816, os artistas encenam um dos julgamentos que condenou os confrontos a bordo e os atos canibais dos sobreviventes, delegando no público o papel de testemunha e juiz. O coletivo apresenta ainda o processo de criação da peça "Matadouro", em coprodução com o teatromosca, organizador do evento. Estão ainda previstos espetáculos de artistas portugueses, debates, performances acústicas e uma experiência digital. Os preços dos espetáculos variam de 5 a 12 euros. Outras atividades são gratuitas. Programação completa em teatromosca.weebly.com.
Ciclo de concertos reaviva património do Porto
Pontos históricos e emblemáticos da Área Metropolitana do Porto transformam-se em experiências musicais com a nova edição de Sons no Património. Até 25 de outubro, o ciclo de concertos volta a percorrer os 17 municípios. Artistas como Rita Vian, General D, Malva, Três Tristes Tigres ou Bruno Pernadas são alguns dos nomes em cartaz. Além da música, a programação prevê atividades a decorrerem nos locais dos espetáculos, como visitas guiadas a exposições e marcos históricos, oficinas criativas, encenações históricas, percursos culturais, provas e degustações. A entrada é gratuita. Programação em iporto.amp.pt.