
Sétimo aniversário de Le Monumental Palace
Foto: João Bizarro/DR
Esta semana, as maravilhas da natureza falam mais alto. Seja à mesa, com sabores árabes ou portugueses até às espinhas; seja nos vasos e canteiros, com vários espécimes vegetais em exposição e venda. O que interessa é sair e viver
Corpo do artigo
Da capital a Marrocos são 90 minutos à mesa
No Arady, restaurante lisboeta que põe a conversar as cozinhas de Marrocos e Portugal, a entrada em cena de uma nova carta é assinalada com o evento Mil Noites e Um Jantar. É a 29 de novembro, entre as 21 e as 22.30 horas. A fusão luso-árabe é dirigida pelo chef da casa, Hélder Martins (foto), e contém tártaro de espadarte fresco com gremolata de sumac e coentros; mosaico de bacalhau à Brás reinterpretado com especiarias marroquinas; pastilla de pato agridoce com laranja, mel e amêndoas; e cheesecake de tâmaras e limão Meyer. Também estará disponível uma versão vegetariana. E não faltarão danças do ventre. A experiência vale 45 euros por pessoa, mais 15 euros para a opção de harmonização de vinhos. Reservas via arady.pt ou pelo telefone 218 209 295.

Tudo o que os bacalhoeiros nos deram
O município de Ílhavo é um dos sítios certos para celebrar as receitas confecionadas em alto-mar, ou não fosse este território reconhecido pelas campanhas de pesca, em busca de bacalhau no Atlântico Norte. Assim se chega ao oitavo festival Gastronomia a Bordo, de 28 de novembro a 8 de dezembro nestas casas: A Praia do Tubarão, Bela Ria, Binho Wine Bar, Bronze Seafood & Lounge Bar, Canastra do Fidalgo, Clube de Vela, Dona Mena, Duna do Meio, Estrela do Mar, Maradentro, Marisqueira Costa Nova, Marisqueira da Barra, O Gafanhoto, Peixe na Costa, Praia do Farol e Taberna Nobe. Todos terão menus temáticos, com pelo menos três pratos ou entradas, podendo incluir pataniscas, chora, bacalhau com grão e chouriço, ou feijoada de samos. Os clientes receberão um voucher de entrada gratuita no Museu Marítimo de Ílhavo ou no Centro de Religiosidade Marítima. Info: visitilhavo.pt.

Cocktails, jantares e um aniversário Monumental
O sétimo aniversário do portuense Le Monumental Palace é assinalado com um trio de eventos entre 27 e 29 de novembro, focados na gastronomia e na mixologia. A 27, pelas 17 horas, no Bar Américain, há 2 Shakers, no qual Tiago Oliveira, responsável pela mixologia daquele espaço, junta esforços com Gonçalo Bragança, do Marlindo 19.59, para criarem uma seleção de cocktails, apenas disponíveis naquele dia. Já a 28 acontece o Depois do Serviço, em que o chef Julien Montbabut recebe no seu restaurante Le Monument outros chefs Michelin do Porto, a partir das 23 horas - todos à mesa, para partilharem entre eles e com os restantes convivas histórias e conversas. Esta ceia, harmonização de vinhos incluída, custa 100 euros por pessoa. No dia 29, no mesmo local, regressa o Monumental Dinner, uma refeição preparada por um quarteto de chefs Michelin: além de Montbabut, André Cruz (Feitoria), João Oliveira (Vista Restaurante) e Ricardo Costa (The Yeatman). O menu de degustação vale 250 euros por pessoa. Reservas pelo 227 662 413 ou por porto.reservations@maisonalbar.eu.

Trás-os Montes nos pratos, nos copos e na alma
Depois da realização, no Hotel Vidago Palace, do segundo Trás-os-Montes Wine Experience (dia 22), o evento levado a cabo pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes desce até Lisboa a 24 para uma Prova & Jantar a Quatro Mãos no restaurante O Nobre. Aí, os chefs Óscar Geadas e Justa Nobre juntam-se para preparar um menu inspirado nos sabores e produtos transmontanos, harmonizado com vinhos de produtores da mesma região: Casa José Pedro, Casa do Joa, De Sousa, Flandório, José Preto, Ninho da Pita, Quinta do Salvante, Quinta Serra D'Oura, Villela Seca, Vinho dos Mortos, Vinhos Mont'Alegre e Vinhas Velhas Mogadouro. Preço: 85 euros por pessoa, incluindo prova a partir das 18.30 horas; o jantar é servido às 20 horas. Reservas: promocao@cvrtm.pt.

Durante três dias, o Mundo é das orquídeas
No fim de semana de 28 a 30 de novembro, o Mercado de Santa Clara acolhe a 9.ª Exposição/Venda Internacional de Orquídeas de Lisboa. Participam 13 vendedores e expositores, três deles estrangeiros - de Espanha, Equador e Argentina. Além da aquisição e da mostra, haverá um concurso, com painel de jurados especializados, para distinguir as mais belas orquídeas. No Mercado de Santa Clara encontrar-se-ão igualmente expositores de outros espécimes vegetais, como bonsais, tillandsias, bromélias, catos e suculentas. A 9.ª Exposição/Venda Internacional de Orquídeas de Lisboa tem portas abertas entre as 10 e as 19 horas, com entrada a 5 euros (gratuita para pessoas até 12 anos e associados com quotas em dia da entidade organizadora, a Associação Portuguesa de Orquidofilia).


