Cinco escolhas nutritivas como o azeite, entre um supper club com lotação limitada e uma avenida em festa

Foto: DR
A terceira semana de novembro é passada à mesa, entre pratos nacionais, criações cosmopolitas e a descoberta do fruto da azeitona. A pouco mais de um mês para a quadra natalícia, a solidariedade ganha terreno, com concertos à mistura
Corpo do artigo
Um jantar entre amigos e desconhecidos
O 15|16 Supper Club, projeto gastronómico criado por um casal que reúne amigos e desconhecidos no seu apartamento, organiza o próximo jantar a 29 de novembro, no centro da Invicta. A iniciativa distribui-se por cinco momentos dedicados à azeitona e com iguarias de diversas latitudes. Para iniciar serve-se tapenade, o aperitivo iraniano zeytoon parvardeh e o pão grego eliopsomo com tzatziki. Segue-se uma salada niçoise regada a azeite e ravióli puttanesca. Para sobremesas há o peruano e chileno pastel de choclo, gelado e brigadeiro, café, petit four e digestivo. Os próximos jantares realizam-se a 6 e 20 de dezembro. A lotação é limitada a dez pessoas, com informações e reservas através de instagram.com/1516supperclub.

Na capital já se come como no Natal
A quadra natalícia é sinónimo de gastronomia tradicional e, na Praça Beato, em Lisboa, heranças de mesa são celebradas na Festa do Azeite e Bacalhau, a 22 de novembro. Entre as 11 e as 18 horas, a iniciativa, que reúne 20 produtores e dezenas de referência nacionais do azeite virgem extra, conta com as criações gastronómicas dos chefs Bertílio Gomes e André Serras, que têm o bacalhau como protagonista. Cada prato custa 9 euros e está disponível a partir das 12.30 horas. Complementando a programação, o crítico Edgardo Pacheco organiza duas provas comentadas, com lotação limitada, convidando os especialistas Ana Carrilho e Francisco Pavão - a inscrição tem o valor de 15 euros e deve ser feita via Umai. A entrada para o evento é gratuita.

Descobrir o azeite na herdade, do fruto à garrafa
No Alentejo, os segredos da produção de azeite são revelados na Herdade da Figueira, em Selmes, na Vidigueira, com o Programa Campanha da Azeitona. Até 15 de dezembro, de segunda a sábado, os participantes podem visitar o lagar em atividade, observar a colheita mecânica, comparar variedades e aprender sobre o processo de extração. Na programação está ainda incluída uma prova técnica de três azeites e dois vinhos Casa Relvas. Opcionalmente, os participantes podem usufruir de um almoço confecionado com ingredientes de produtores locais, reforçando os sabores alentejanos. O programa tem o custo de 45 e 80 euros (sem e com almoço, respetivamente) e inclui oferta de chapéu, t-shirt e uma garrafa de azeite virgem extra. Reservas através de turismo@casarelvas.pt com 48 horas de antecedência. Mais info: casarelvas.pt.

A gastronomia lisboeta em forma de avenida
De 17 a 23 de novembro, a Avenida da Liberdade, em Lisboa, recebe o roteiro gastronómico Tasting in Avenida, com a participação de 29 restaurantes. Partindo do Parque Eduardo VII, num trajeto que se estende até aos Restauradores, a iniciativa propõe menus temáticos e atividades como cozinha ao vivo e oficinas. Entre os restaurantes participantes estão projetos recém-inaugurados, marcas conhecidas, cervejarias e espaços integrados em hotéis. Os menus variam entre sabores tipicamente portugueses, pratos internacionais, petiscos, cartas com diversos momentos e propostas assinadas por chefs, tudo com preços distintos. Alguns restaurantes apresentam descontos temáticos. Mais informações, incluindo os estabelecimentos participantes, em avliberdade.com.

Solidariedade servida em chávena de chá
É com vista à renovação do Claustro das Noviças que o Convento dos Cardaes, em Lisboa, abre portas nos fins de semana e feriados de 15 de novembro a 14 de dezembro, para a iniciativa Chá Solidário. Entre as 15h30 e as 18h30 horas, os participantes podem usufruir de uma chávena de chá, bolos e scones, atividade que pode ser antecedida por uma visita guiada ao museu do mosteiro, pelo valor adicional de 5 euros. Paralelamente, a partir de 15 de novembro e até 13 de dezembro, realizam-se concertos gratuitos. O evento custa 15 euros para adulto e 6 euros para crianças, valor que reverte para a revitalização do Claustro das Noviças, permitindo que o espaço acolha atividades para utentes e visitantes. Reservas através de natalsolidario@conventodoscardaes.com. Mais info: facebook.com/conventodoscardaeslisboa.

