
The Vintage House, no Pinhão
Foto: DR
Se há frio, protejamo-nos à mesa com cozido à portuguesa. Se há namorico, há programas especiais de São Valentim no continente e ilhas. E se há fome de cinema que não seja mais do mesmo, há certames no Porto e em Lisboa
Um mês de amor e promoções, dos Açores a Lisboa
Dia de São Valentim há só um, 14 e mais nenhum, mas há quem estenda a campanha namoradeira a todo o fevereiro. É o caso do grupo Bensaude Hotels, que detém seis unidades em São Miguel, duas na Terceira, uma no Faial e outra em Lisboa. Para os casais, em fevereiro há Endless Love, aplicável a estadias de pelo menos duas noites, com direito a "tratamento VIP romântico" (receção especial no quarto); voucher de 30 euros para experiências gastronómicas nos restaurantes e bares do grupo, durante a estadia; e desconto de 15% no aluguer de viatura. Para se consumar o Endless Love, é necessário efetuar a reserva pelo site oficial da marca, em bensaudehotels.com.

O conforto genuíno do cozido à portuguesa
No inverno em curso, o Bistrô do Palacete Severo, no Porto, está a servir cozido à portuguesa ao almoço de sábado. Um prato tradicional que é apresentado, lê-se em nota de imprensa, "sem adaptações contemporâneas ou leituras de autor". De acordo com o chef Tiago Bonito, responsável pela cozinha do Palacete Severo (incluindo o restaurante Éon), "é um prato que carrega memória, tempo e identidade. Servi-lo como sempre foi feito é uma forma de honrar a tradição e de criar um momento de conforto genuíno". O cozido à portuguesa custa 30 euros/dose e está disponível mediante reserva, pelo email hotel@palacetesevero.com ou pelo telefone 229 677 000.

Uma experiência apaixonante no Douro
Em The Vintage House, no Pinhão, a Valentine Experience foca-se no fim de semana de 13 a 15 de fevereiro. Inclui duas noites de alojamento em quarto ou suíte com vista sobre o Douro, pequeno-almoço e cocktail de vinho do Porto de boas-vindas. Mais o Jantar de São Valentim, claro, no Restaurante Rabelo: desenhado pelo chef Milton Ferreira, arranca às 19.30 horas com um atum acompanhado por sapateira, caviar oscietra e especiarias; seguindo-se robalo com crustáceos e citronela; entrecôte com queijo Stilton, batata e trufa negra; e, à sobremesa, morangos e chocolates, com queijo mascarpone, manjericão e espumante. O jantar pode ser reservado sem o programa de alojamento, valendo 82 euros por pessoa, incluindo seleção de vinhos e bebidas incluídas (41 euros para crianças dos quatro aos 11 anos, gratuito para menores de três anos) via events@vintagehousehotel.com ou 254 730 230. A Valentine Experience também abrange visita, prova de vinho do Porto e almoço a Quinta do Panascal, na foz do rio Távora. Custo: desde 383 euros, por quarto e por noite, com reservas através de reservations@vintagehousehotel.com ou 220 133 185.

Alegria: o décimo IndieJúnior Porto já chegou
Entre 26 de janeiro e 2 de fevereiro, seis espaços acolhem a edição número dez do festival de cinema IndieJúnior Porto: Batalha - Centro de Cinema, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Coliseu Porto Ageas, Sala Estúdio Perpétuo, Planetário do Porto e Reitoria da Universidade do Porto. Em 2026, o tema-chapéu é a alegria, que deverá propagar-se por mais de 50 filmes, oficinas criativas e encontros para famílias, crianças, educadores e professores. Haverá Cinema de Colo, para bebés e famílias. A sessão "Pudim cósmico e outras viagens", que cruza ciência, arte e comida. Sessões temáticas como Curtas da Chéquia, Curtas Mães e Pais e Curtas no Feminino. E um fecho com Adoro Bolos, feita de várias curtas-metragens festivas, e a aparição do Coro Infantil da Universidade do Porto. A programação e reservas estão disponíveis em indiejunior.com.

A América em filmes independentes
Uma dúzia de exemplares recentes do cinema alternativo feito nos Estados Unidos dão à costa a partir de 27 de janeiro graças à quinta edição de Outsiders - Cinema Independente Americano. Em Lisboa, o certame decorre no Cinema São Jorge até 1 de fevereiro, seguindo--se incursões pelo Porto (Cinema Trindade, 19 a 22 de março) e Ponta Delgada (Cineteatro Micaelense, 9 a 12 abril). A abrir, há "Peak season" (foto), de Steven Kanter e Henry Loevner. O rol de fitas inclui "Love after love" drama familiar com Andie MacDowell e realização de Russell Harbaugh. A obra "Christmas eve in Miller's Point", de Tyler Taormina, que estará em Lisboa no dia 29 para uma masterclass (dele também será mostrado "Ham on rye", de 2019). O programa integral consultam-se em flad.pt/outsiders. Os bilhetes custam 4,50 euros (geral) e 4 euros (menores de 25 anos e maiores de 65).


