Por terra, mar e ar, propomos teatro de marionetas num sossego com Coimbra por perto; pequenas mas imensas obras e cerveja de autor em Lisboa; uva espremida com arte e engenho em Cuba; e um sábado esvoaçante em Guimarães.
Corpo do artigo
A cultura passeia pelas aldeias de Penela
A chegada do bom tempo pede ar livre. Como tal, a companhia teatral da Chanca anda desde abril pelas ruas das aldeias de Penela, dando vida ao festival Cultura Vai à Rua. A 11 de maio, Viavai, às 10 horas, e Chainça, pelas 17, acolhem a companhia de teatro Os Valdevinos, com o teatro de marionetas de luva Dom Roberto, representando uma história heroica acessível a todas as idades. Já no dia 24, é em Fetais de Cimeiros, pelas 20 horas, que se celebra a cultura com os contos de narração oral de “Contopias”, narrados por Jorge Serafim. No dia seguinte, 25, os contos chegam a Espinhal, às 17 horas. O festival integra ainda três sessões de cinema ao ar livre em agosto, com as 12 curtas-metragens do projeto As Gentes e os Gestos. Mais informações em: companhiadachanca.pt.
As miniaturas celebram-se em grande
O fim de semana de 10 e 11 de maio tem encontro marcado para os amantes de miniaturas, na sala Veneza do Hotel Roma, em Lisboa. A organização da Lisboa Miniaturas preparou uma exposição dedicada às casas de bonecas em ponto pequeno, que contará com venda de materiais e ferramentas para projetos semelhantes, oportunidades de networking com outros entusiastas do ofício e um sorteio de vales de compras. Este universo em miniatura estará aberto ao público entre as 11 e as 19 horas de sábado (dia 10) e entre as 10 e as 17 horas de domingo (dia 11), com entrada livre.
Vinho, comida e arte triunfam na Vila
A aldeia de Vila Alva, no concelho de Cuba, volta a ser palco d’O Vinho na Vila, dia 10 de maio, entre as 14.30 e as 20.30 horas. A terceira edição do festival reúne rótulos de 35 produtores, estando em prova cerca de 250 vinhos, incluindo internacionais. Tudo isto pode ser experimentado em 16 adegas do concelho que abrem as portas ao público. Um Mercado da Vila disponibiliza sabores regionais. Ao festival vínico junta-se a componente gastronómica, que inclui a Rota dos Petiscos, um jantar com vinhos e, no dia seguinte (11), um almoço inserido na iniciativa Chefs na Vila, protagonizada pelo chef João Simões. O programa inclui ainda exposições de olaria e artes gráficas, passeios de charrete e novas áreas de descanso, como um miradouro. Os ingressos começam nos 13 euros (prova vínica), e vão até aos 75 euros, com um pack completo que inclui a prova, a rota, o jantar com vinhos e brindes. Bilhetes: ticketline.sapo.pt
Portugal num copo de cerveja artesanal
O Beer Nation regressa ao Canil Marquês, em Lisboa, de 9 a 11 de maio. O festival de cerveja artesanal lança um desafio a oito cervejeiras, de norte a sul do país (ilhas incluídas), para criarem uma cerveja que celebre Portugal, inspirada nas respetivas regiões e sabores típicos. Durante os três dias, celebra-se a bebida, saboreia-se comida de rua, ouve-se música ao vivo com DJ, fazem-se “flash tattoos” e faz-se cerveja ao vivo. O festival decorre das 17 às 2 horas, na sexta-feira (9); das 14 às 2 horas, no sábado (10); e das 14 às 22 horas, no domingo (11). A entrada é feita mediante a compra de copo (3 euros) ou através da doação de, no mínimo, três quilos de ração para cães ou gatos, a entregar num abrigo local. Os amigos de quatro patas também são bem-vindos.
Passam-se dias no pátio com aves à mistura
“Em maio canta o gaio: os pássaros de Guimarães” é o mote para um encontro na Casa da Memória de Guimarães, a 10 de maio, integrado em nova edição dos Dias no Pátio. As portas da Casa abrem-se às 10.30 horas, com uma oficina de criação artística, onde se exploram as formas e cores das aves locais. A oficina é dirigida a maiores de seis anos e custa 3 euros. Receitas de Família, às 12 horas, convida todos a juntarem-se na cozinha da Casa para partilhar histórias em torno das receitas tradicionais e preparar o almoço – para maiores de três anos, vale 7,50 euros para crianças até aos sete anos, e 10 euros para adultos. Por fim, pelas 16 horas, há uma sessão sobre a avifauna local, conduzida pela Sociedade Ornitológica de Guimarães, de entrada livre.