Cinco escolhas para trocar as voltas ao Natal. Com azeite, desenhos, dinossauros e jantares de luxo

"Dino experience"
Foto: DR
Em dezembro, nem tudo são rabanadas, renas e regalos. É conferir abaixo: uma mostra de ilustração na Maia, uma celebração do azeite alentejano, animais de antanho ressuscitados pela tecnologia e jantares de autor em Lisboa e no Funchal
Amor, guerra, reflexão, confronto e muita ilustração
Acontece, de 12 de dezembro a 1 de março de 2026, a 15.ª edição do Uivo, Mostra de Ilustração da Maia. O mote, desta vez, é "Um mundo (s)em guerra". O Fórum da Maia albergará uma exposição com trabalhos de mais de 40 artistas, nacionais e internacionais, à volta do que a nota de imprensa descreve como "guerras, conflitos e barbáries, mas também [...] resistência, criatividade e o potencial humano para o amor". Haverá ainda residências artísticas, instalações, mostras paralelas (como a dos cartazes de artistas ucranianos "Stand with Ukraine", que inclui ilustrações do estúdio Aza Nizi Maza, como a que ilustra esta notícia), um Mercado da Ilustração com várias editoras e artistas, horas do conto, visitas guiadas, lançamentos de livros, oficinas, masterclasses, e o Uivinho, que apresenta ilustrações infantis. Entrada livre.

O ouro líquido toma conta da Casa do Alentejo
À terceira, o Festival do Azeite Novo aterra em Lisboa, na Casa do Alentejo. A 10 de dezembro, entre as 11 e as 19.30 horas, o evento organizado pelo CEPAAL - Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo põe em marcha um mercado de produtores dedicado a azeites artesanais e produtos regionais; os workshops "Prova de azeite" (11.30 horas) e "Saberes e sabores: como escolher o melhor azeite para a sua mesa" (15.30 horas); um showcooking com o chef André Cabrita (17 horas); e um concerto de João Maria Baião (18.30 horas). A entrada é gratuita. Outras informações em azeitedoalentejo.pt/cepaal.

Estes dinossauros são virtualmente reais
Na Immersivus Gallery da Alfândega do Porto, dinossauros vão ganhar uma espécie de vida virtual e tecnológica em "Dino experience", apelidada "mostra imersiva" e de portas abertas a partir de 11 de dezembro, por enquanto sem data de encerramento. Feita pelo ateliê OCUBO e com uma mão do Museu da Lourinhã e do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, "Dino experience" procede ao que a organização exulta como uma reunião das "principais tecnologias modernas, como vídeo mapping imersivo, micro mapping, jogos interativos, realidade aumentada, inteligência artificial e, pela primeira vez, uma experiência no "metaverso"", este último através de um descendente da realidade virtual chamado LBVR (Location-Based Virtual Reality). Também marca presença um fóssil de dinossauro, "réplicas e artefactos históricos". Vê-se em sessões entre as 14 e as 18 horas, de terça a sexta-feira, e entre as 10 e as 11, e as 14 às 18 horas, ao sábado e domingo. Os ingressos variam entre os 8 e os 12 euros e compram-se em portugalagenda.com.

No Bairro Alto, conversa-se com vegetais
Arrancou em novembro, e estende-se até fevereiro de 2026, o ciclo mensal de Jantares Desassossegados no BAHR & Terrace, quinto andar do lisboeta Bairro Alto Hotel. Tudo para assinalar os 20 anos de existência desta unidade. A ideia passa por juntar a criação, no momento e a quatro mãos, do chef deste boutique hotel de cinco estrelas, Fábio Pereira, com um quarteto de congéneres nacionais. O próximo capítulo está marcado para 11 de dezembro, com a presença do chef portuense David Jesus (foto), do restaurante Seiva. Uma noite para os vegetais. A 15 de janeiro chega Júlio Pereira, do madeirense Kampo, estando em aberto o convidado para 21 de fevereiro. Reservas via bahr@bairroaltohotel.com ou 213 408 253.

Japão via Lima, diretamente para pratos na Madeira
A iniciativa Residência, que leva o chef João Rodrigues (foto) e colegas de profissão convidados a esmiuçarem a cultura gastronómica de 12 regiões portuguesas, aterra em dezembro na Madeira. Ao seu lado estará, em estreia nacional, o peruano de ascendência japonesa Mitsuharu "Micha" Tsumura, cujo restaurante Maido, em Miraflores, distrito de Lima, arrecadou o primeiro lugar na lista deste ano dos prémios The World's 50 Best Restaurants. Depois de conhecer produtores e artesãos da ilha, Micha embrenhar-se-á na cozinha do funchalense Desarma, onde no dia 9 criará um jantar em parceria com João Rodrigues e o chef da casa, Octávio Freitas. Início às 20 horas. O evento vale 350 euros por pessoa, com reservas acessíveis em residenciajr.pt.


