Cinco escolhas para uma semana entre saberes antigos e futuros, da olaria à ciência com cerveja
Com a primavera hesitante, resguardemo-nos. Entre um festival de vinho em Foz Côa e outro de cerveja artesanal em Vila Nova de Gaia. Aprende-se artesanato a sul e no Gerês recebe-se arte na natureza. E sai uma rodada de ciência país afora
Corpo do artigo
Sim, conversa-se sobre ciência em bares
Entre 19 e 21 de maio, o festival Pint of Science percorrerá dez cidades de Portugal. Dedicado à comunicação de ciência, o evento parte da premissa “O que acontece quando dois cientistas entram num bar?”, e tem o objetivo de simplificar a ciência para todos, através de conversas de duas horas entre cientistas e público. Estendendo-se de norte a sul do país, o festival passará por Almada, Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Lisboa e Porto, com eventos em todas as cidades durante os três dias. No Porto, as sessões, dedicadas às ciências musicais, biológicas, forenses e de saúde, decorrerão nos bares A Cervejaria, Cervejaria do Carmo e Espiga. Os bilhetes têm o custo de 2,50 euros (online, através da Ticketline) ou 3 euros no local.
A arte de moldar com as mãos à moda alentejana
Os Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design percorrem o Sul do país, desta vez com oito atividades no Alentejo, durante o fim de semana de 24 e 25 de maio. A iniciativa convida o público a descobrir os saberes e fazeres artesanais ao lado de profissionais do ofício, agora com oficinas em Portalegre, Estremoz, Arraiolos, Évora e Mora. Nestes dias, os participantes poderão realizar atividades como introdução à roda de oleiro, produção de mosaicos hidráulicos e manufatura de tapetes de Arraiolos e de brinquedos tradicionais em madeira. Haverá também a oportunidade de participar numa visita guiada à Manufactura de Tapeçarias de Portalegre. Os preços das atividades têm início nos 12,30 euros, e as inscrições podem ser feitas até 21 de maio.
Inscrições: bienalarteseoficios.pt
Arte, ecologia e ruralidades no Alto Minho
No Campo do Gerês, em Terras de Bouro, dá-se palco ao IX Encontro de Artes, Ecologia e Ruralidades. É a 24 e 25 de maio. O encontro, promovido pela Associação Cultural Rural Vivo, celebra a nona edição, bem como o encerramento dos projetos “Aldeias Criativas – Satélites Culturais na Serra do Gerês” e “Comunidades, Artes e Território”. Será possível participar em oficinas variadas — de ritmo e percussão, artes circenses, e danças galegas e minhotas —, assistir a teatro de improviso e à peça “Mundo verde”, ouvir palestras sobre agroecologia e artes e comunidade, e presenciar os concertos de Teresa Melo, Xauxau Dodô e Cavaquinhos de Carvalheira, entre outros. Haverá ainda um mural de pintura da artista Luciana Bastos, aberto à participação de miúdos e graúdos, além de barracas com comida típica e um mercado local.
Tríduo de tragos de cerveja artesanal
O WOW, em Vila Nova de Gaia, será novamente palco do Craft – Festival de Cerveja Artesanal, entre 23 e 25 de maio. A sexta edição do certame proporciona três dias de provas de cervejas artesanais, a partir de dois euros, com cervejeiros que representam a produção nacional de norte a sul. Entre as quase duas dezenas de marcas presentes estão a 12 Marias, Bila, Burguesa, Cerveja Canil, La Rosa, Praxis e Rima. Haverá também música e petiscos a acompanhar. O Craft arranca na sexta-feira 23, das 18 à 1 hora. No sábado, funciona das 15 à 1 hora, e no domingo das 15 às 20 horas. O festival é de entrada livre e o copo oficial do evento custa 3 euros no local, ou 1,50 euros se adquirido antecipadamente. Quem já tiver o copo de edições anteriores pode reutilizá-lo, sem qualquer custo.
Uma dose superior de vinho, música e produtos regionais
O Festival do Vinho do Douro Superior está de regresso a Vila Nova de Foz Côa, no ExpoCôa – Centro de Exposições, de 23 a 25 de maio, com entrada livre. O evento, com iniciativas para profissionais e apreciadores do setor vínico, reunirá este ano perto de 90 expositores, enquadrados num programa que inclui o Concurso de Vinhos do Douro Superior, provas comentadas de vinhos e azeites, e uma feira de produtos regionais do Douro, Trás-os-Montes e Beira Interior. A animação musical também marca presença: no dia 23, sobem ao palco David Antunes & The Midnight Band, seguidos do DJ John Diaz. Já no sábado 24, é a vez de Matias Damásio, com a participação especial de Mickael Carreira. O evento encerra no domingo com a entrega de prémios do concurso e uma última prova comentada dedicada ao vinho do Porto.