Cinco escolhas que contam histórias, entre petiscos, exposições, massagens, teatro e uma feira medieval
As experiências desta semana começam com o espólio da nossa última rainha consorte, passam por uma feira medieval e pela gastronomia nacional, e estendem-se ao teatro e à arte. Há ainda espaço para celebrar o Dia Mundial do Turismo, com ofertas limitadas
Corpo do artigo
Um Dia Mundial do Turismo para tratar da saúde
Para assinalar o Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, o Solverde Casinos e Hotéis tem massagens gratuitas e descontos em tratamentos nas unidades hoteleiras em Vila Nova de Gaia, Chaves e Portimão. Inclui massagens craniofaciais e podais, bem como de alívio da ansiedade, exercícios de relaxamento e aulas de aquapilates e hidroginástica. Além disso, o grupo apresenta descontos em produtos e tratamentos nos hotéis mencionados, como sessões de hidroterapia e hidratação facial, além de salas de repouso, estas últimas apenas em Gaia. Os descontos estendem-se à estadia em todas as unidades hoteleiras Solverde, através de um código promocional. As atividades são limitadas e sujeitas a marcação prévia através do email dos respetivos hotéis. Mais informações em gruposolverde.pt.
A inédita D. Amélia de Orléans e de Bragança
Perto de uma centena de peças compõem o espólio de D. Amélia de Orléans e de Bragança, ultima rainha consorte de Portugal, expostos ao público na Fundação da Casa de Bragança, em Vila Viçosa. Com alguns pertences expostos pela primeira vez, o acervo inclui objetos pessoais da rainha, como um manto oferecido pela própria ao Santuário de Fátima, uma cadeira de braços com armas reais, imagens com dedicatórias, madeixas de cabelo ou o primeiro dente do seu filho D. Luís Filipe. Enquadrado num programa de identificação e preservação do acervo do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, além da mostra acontecem concertos gratuitos nas últimas sextas-feiras de cada mês, até 25 de dezembro, na capela do Paço Ducal. Exposição disponível até 30 de agosto de 2026, com entradas a 2,50 euros, à venda no local.
O que é nacional passa pelo ZunZum Gastrobar
Os petiscos nacionais ganham novo protagonismo no ZunZum Gastrobar, em Lisboa, até 5 de outubro, com um menu especial inspirado nas receitas da gastronomia portuguesa, da autoria da chef Marlene Vieira. A experiência inicia-se com pratos como bolinhos de bacalhau, o pica-pau de polvo com molho de alcatra ou os ovos verdes. Para refeição principal, açorda de bacalhau, costeleta de sardinha com arroz de tomate, bochechas de porco com castanhas, mão de vaca e língua com grão. À sobremesa, pode-se escolher entre leite-creme queimado, pera bêbada com gelado de queijo de cabra e pudim abade de Priscos. O preço mínimo dos petiscos começa nos 4 euros, os pratos principais valem 18 euros e as sobremesas 4,50 euros. Reservas: zunzum.pt; 915 507 870.
A memória feita arte e festival na Póvoa de Varzim
Alertando para a importância da saúde mental, o É-Aqui-In-Ócio, festival internacional de teatro da Póvoa de Varzim regressa de 22 de setembro a 4 de outubro. O evento, que transforma a cidade num palco para atuações musicais, teatro, dança, cinema, mesas de reflexão e exposições, apresenta propostas para toda a família, em especial para os mais novos. Os projetos, de diferentes países, versam sobre a diferença, a memória - ou a sua perda - e a solidão. Apesar do Cine-Teatro Garrett ser o palco principal, existem iniciativas em diferentes zonas da cidade. O bilhete geral para as atuações custa 7 euros, com descontos aplicáveis, disponíveis online ou na bilheteira do Cine-Teatro Garrett. Exposição e mesas de reflexão com entrada gratuita. Programação em varzimteatro.org.
Palmela viaja até à Idade Média em voo livre
Monarcas, guerreiros, infantes e outras personagens históricas transformam a vila de Palmela, em Setúbal, de 26 a 28 de setembro. A cerimónia de abertura da Feira Medieval é marcada pela receção dos monarcas D. João I e D. Filipa de Lencastre, pelas 17 horas de sexta-feira 26. Durante os três dias, o castelo e centro histórico de Palmela são palco de exposições, música, bailes medievais, demonstrações de voo livre e atividades para os mais novos. As recriações históricas acontecem sábado e domingo, dias 27 e 28, com um cortejo representativo da entrada dos monarcas e da sua comitiva na vila e um torneio de cavaleiros. Preço mínimo de 4 euros. Entrada grátis até aos 12 anos. Bilhetes disponíveis online ou no Cine-Teatro S. João. Mais informações em cm-palmela.pt.