Para vencer o calor, há cinema entre Marvão e Valência de Alcántara, animação poliglota em Figueiró dos Vinhos, enoturismo na Bairrada, sonoridades relvadas em Oeiras e um crepúsculo com cheiro e sabor a maresia
Corpo do artigo
Rostos e vozes da periferia no grande ecrã
Este ano dedicado à riqueza cultural do povo cigano, o Periferias - Festival Internacional de Cinema regressa com a sua 13.ª edição a Marvão e Valência de Alcântara, em Espanha. Teve início a 8 de agosto em Marvão, terminando a 16 com a gala de encerramento, a entrega do Prémio Tajo/Tejo Internacional e, às 21.30 horas, a projeção de "Sorda", de Eva Libertad. Serão exibidas 26 longas-metragens e documentários. O cartaz também integra concertos, destacando atuações como o flamenco de Celeste Montes no dia 15. Não faltam DJ, passeios noturnos e visitas guiadas. As sessões de cinema, distribuídas por espaços ao ar livre e salas, têm o valor de 7 e 5 euros, respetivamente. Para mais informações sobre o programa completo poderá consultar periferiasfestival.com.
Um universo de artes em Figueiró dos Vinhos
Entre 16 e 24 de agosto, o festival Fazunchar retorna pela sétima vez a Figueiró dos Vinhos. O evento reúne arte urbana, escultura, música, escrita, vídeo, fotografia, artes performativas, oficinas e visitas guiadas, promovendo um diálogo entre o território e suas gentes, tradição e inovação. Nas residências artísticas, os criadores envolvem a comunidade local numa experiência colaborativa e educativa: Ricardo Azevedo revelará uma música e videoclipe originais criados com alunos do Agrupamento, e Luís Robalo lança um novo livro, dias 22 e 23, respetivamente. A 23, o Jardim do Museu e Centro de Artes recebe a atuação de A Garota Não, seguida por DJ Kwan. A arte mural marca presença com intervenções ao vivo de Daniela Guerreiro. O festival inclui um Mercado de Autor, onde vários artistas expõem e vendem as suas obras. A entrada é gratuita e mais informações podem ser consultadas em fazunchar.pt.
Piqueniques e brindes, natureza e arquitetura
A Quinta do Encontro, entre as serras do Caramulo e do Buçaco, em São Lourenço do Bairro, reconhecida como uma referência na região da Bairrada, apresenta um conjunto de novas experiências de enoturismo que combina vinho, gastronomia e paisagem. Com arquitetura de Pedro Mateus e vinhos a cargo do enólogo Paulo Prior, a quinta abre as portas para passeios guiados pela adega e provas, com valores entre 8,50 e 35 euros. Outro programa combina a prova com um almoço preparado pelo chef Óscar Gomes - vale de 35 a 65 euros. Há também a possibilidade de um piquenique entre os vinhedos, que custa 45 euros. As reservas são obrigatórias pelo email enoturismo.encontro@1990.pt ou pelo telefone 231 527 155. A entrada é gratuita até aos 17 anos.
Ao entardecer, o jazz vai invadir o Jamor
Oeiras recebe nos domingos de agosto mais uma edição do Somersby Out Jazz. Tudo acontece no Parque Urbano do Jamor, Cruz Quebrada. Com os concertos a iniciarem-se às 17 horas e a terminar com DJ quando o sol se põe, o evento trará ainda prestações de Juliana Mendonça Sexteto e Refogado (17), ... (Avdysh & Xavier) e Mei Glez. (24), e Indra Trio e Rádio Baraka (31). Uma ementa de jazz tradicional e contemporâneo, soul, funk, músicas do mundo e fusões várias. Com entrada gratuita, o Out Jazz continuará até ao final de setembro, já nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal.
Na ria de Aveiro, a bordo de sabores portugueses
No fim de tarde de 15 de agosto na Ria de Aveiro, a partir das 18 horas, a gastronomia portuguesa sobe a bordo com o Sunset by Peixaria. O evento, um projeto do chef Vasco Coelho Santos e da sua Peixaria by Euskalduna, cruza os caminhos da alta cozinha e da tradição marítima num barco atracado na ria. O convés transforma-se numa sala de receção para um serviço que privilegia os produtos do mar - peixe e marisco sazonais. O momento alto será um showcooking ao vivo que pretende reinventar a tradição. Com música ao vivo, serviço volante e seleção de vinhos e espumantes. A reserva é obrigatória. Preço: 75 euros por pessoa. Os interessados devem contactar o Grupo Euskalduna (932 999 347) ou o Costa do Sal (913 301 217).