Cinco escolhas que sabem a outono, da codorniz em Alenquer aos dinossauros em Vila Nova de Gaia

"Luzes selvagens", no Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia
Foto: DR
Apesar do tempo encoberto, novembro anuncia-se com uma agenda completa e diversificada, entre jantares em que um só ingrediente é protagonista - ou dois chefs premiados - uma viagem à pré-história e outra a uma Lisboa repleta de arte
A aguardente da Lourinhã não é só para beber
A Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã realiza-se na vila homónima de 7 a 21 de novembro. São 21 os restaurantes da região que apresentam uma ementa inspirada na bebida, com destaque para os cogumelos recheados com glacé de Aguardente DOC Lourinhã, camarão e chouriço; ou o veado com creme de batata e figos assados na bebida. Para sobremesa espera-se a mousse de avelã com crocante praliné ou o cheesecake, todos com inspiração na bebida. Há ainda cocktails. As atividades estendem-se à Adega Cooperativa da Lourinhã, com uma visita guiada, prova e harmonização, além de uma noite de fados no restaurante Novo Parque (dia 14) e música ao vivo no restaurante Castelo (15). A participação na visita guiada é gratuita, sujeita a inscrição através de geral@adegalourinha.pt. Mais informações: visitlourinha.pt.

Em novembro a codorniz é rainha à mesa
De 1 a 16 de novembro, 29 restaurantes do concelho de Alenquer assinalam a Quinzena Gastronómica da Codorniz, tornando-a ingrediente estrela dos menus. Codorniz grelhada, à Bulhão Pato, frita ou em tempura, este produto endógeno é acompanhado por puré, castanhas, batatas fritas, torricado ou molho de limão. A experiência gastronómica será harmonizada com vinho branco Semmillon 2021 da Quinta do Pinto. A refeição inclui, além do prato principal e do vinho, uma entrada, sopa e sobremesa. Os restaurantes aderentes distribuem-se pelas vilas de Alenquer, Paredes, Ota, Mata, Abrigada, Merceana, Ventosa, Cheganças, Casais da Marmeleira, Casal Pinheiro, Olhalvo, Azedia e Carregado. Restaurantes aderentes e informações em alenquer.pt.

Um jantar, dois chefs, quatro mãos
A 4 de novembro, os chefs Michelin Rui Paula e Óscar Geadas protagonizam um evento gastronómico no restaurante Prosa, sitiado no hotel MS Collection Aveiro. Combinando elementos atlânticos com referências transmontanas, o Jantar a 4 Mãos distribui-se por oito momentos, harmonizados com uma seleção vínica que abrange champanhes, vinhos brancos e tintos e vinho do Porto. As criações gastronómicas são: cavala, camomila e citrinos; lula, ajo blanco e amêndoa; vieira, pé de porco e especiarias; robalo com sapateira e tapioca; pregado com cogumelos e ouriço; e corço com morcela e castanhas. Na sobremesa figura o marmelo com queijo de cabra e alfazema e, para terminar, chocolate com rum e baunilha. As reservas têm o valor de 240 euros, com mínimo de duas pessoas, através de prosa@mscollection.pt ou 234 245 630. Informações: prosarestaurante.pt.

Cartografia da capital em moldes artísticos
São vários os espaços culturais em Lisboa que, de 6 a 9 de novembro, se tornam cenário para a nova edição do Lisbon Art Weekend, que promove a arte contemporânea. Reunindo mais de 250 artistas, este evento cultural percorre 50 espaços e inclui 80 atividades, entre exposições, performances, concertos, visitas guiadas, "open studios" e um leilão. E porque a inclusão é uma das prioridades da iniciativa, este ano as visitas guiadas públicas são interpretadas em Língua Gestual Portuguesa. Ademais, há percursos sugeridos por figuras culturais. Nos destaques internacionais, contam-se, uma mostra da fotógrafa franco-argelina Zineb Sedira, uma instalação do britânico Cerith Wyn Evans e uma exposição da suíça Heidi Bucher. A entrada é gratuita. Mais informações: lisbonartweekend.com.

Do Jurássico para o jardim zoológico
No Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, a nova edição do Luzes Selvagens apresenta uma novidade: uma viagem noturna à época dos dinossauros. Nos feriados, férias escolares e fins de semana de 1 de novembro a 28 de fevereiro, o recinto é decorado com várias figuras de animais selvagens, criadas com recurso a luzes LED. Durante o percurso, é possível visitar espaços como a Casa dos Animais Noturnos e o Mundo Tropical, presentes em edições anteriores. Existem ainda zonas de lazer interativas e pontos de apoio, como o Bar do Lago, o Bar do Relvado e a Loja do Zoo. As exposições podem ser vistas das 16.30 às 20.30 horas. Ingressos disponíveis na bilheteira física ou online (zoosantoinacio.com). Acesso gratuito para quem tiver bilhete de visita geral ao Zoo Santo Inácio nos dias da exposição.

