Da natureza do Côa para o Mundo: documentário português arrecada prémio na África do Sul
“Côa mais selvagem”, produzido pela Rewilding Portugal e dirigido por João Cosme, conquistou o ouro na categoria de Conservação da Vida Selvagem no International Tourism Film Festival África 2025, em Joanesburgo. Média-metragem retrata os esforços de restauro ecológico no Grande Vale do Côa
Corpo do artigo
Desde janeiro, “Côa mais selvagem” tem vindo a sensibilizar o público para a importância da regeneração dos ecossistemas naturais, mostrando a transformação do Grande Vale do Côa através de projetos de restauro ecológico e reintrodução de espécies autóctones.
Antes do prémio obtido no International Tourism Film Festival África 2025, “Côa mais selvagem” foi exibido no programa "Vida selvagem" da SIC. A obra, uma produção da Rewilding Portugal, organização privada sem fins lucrativos com sede na Guarda, também participou como finalista em certames como o Festival de Cinema Ambiental de Frome, no Reino Unido.
João Cosme, o autor deste documentário com 55 minutos, já visto por mais de 2 mil espectadores em sessões presenciais, é um fotógrafo e realizador especializado em natureza e vida selvagem. A obra aborda os desafios inerentes à restauração ecológica no Grande Vale do Côa, incluindo a adaptação de espécies reintroduzidas nestes habitats, assim como a gestão sustentável dos recursos naturais. Paralelamente, o filme realça o papel dos agricultores locais e da equipa da Rewilding Portugal.
"Côa mais selvagem" regressa ao grande ecrã quarta-feira, dia 18, no Teatro Municipal de Vila Real, às 21.30 horas. A entrada é gratuita.