Das Aldeixas do Xisto ao Alqueva: dois programas para celebrar o solstício de verão
O programa Xclusive Xisto combina observação guiada dos corpos celestes com visita a uma aldeia do xisto e gastronomia regional, em Fajão, na Pampilhosa da Serra, de 20 e 22 de junho. A 21, o DarSky Alqueva organiza sessões de observação solar e do céu noturno, com brinde ao solstício.
Corpo do artigo
Xclusive Xisto
Um caminho entre estrelas
A experiência convida a admirar os corpos celestes numa estadia de duas noites, com quatro opções de alojamento: as Casas do Rio, em Cavaleiros de Baixo; as Casas do Couratão, na Malhada da Serra; o Xisto Camping, em Janeiro de Baixo; e o Hotel Santa Margarida, em Oleiros. Todos incluem pequeno-almoço e oferecem tipologias que recebem entre dois a quatro hóspedes, com preços a partir dos 180 euros por pessoa.
Inicia-se dia 20, com check-in a partir das 18 horas, seguido de um jantar às 20.30 horas n’O Pascoal. Às 22.30, tem início o passeio noturno “Viagem à luz das estrelas na DOME do Observatório Astronómico de Fajão”, situado no epicentro do projeto Starlight Aldeias do Xisto. A observação será guiada pelo astrónomo José Augusto Matos e garante um vislumbre das estrelas como se estas “brilhassem mais perto”.
No sábado, dia 21, às 11.30 horas, dá-se a oficina de confeção e degustação da filhó espichada, acompanhada de “café das velhas” e licores serranos. Mais tarde, haverá um passeio pedestre pela Barragem de Santa Luzia, seguido de um almoço regional no restaurante As Beiras, às 13 horas. Ao final da tarde, pelas 19 horas, faz-se uma visita guiada pela Aldeia do Xisto de Fajão, entre penedos de quartzito e a nascente do rio Ceira. O jantar volta a ter lugar n’O Pascoal e, às 22.30 horas, o dia encerra com um concerto de jazz na Praça da Cadeia. O último dia é livre, permitindo explorar outras vertentes das Aldeias do Xisto que vão além das noites estreladas. As reservas e a consulta do programa devem ser feitas em xclusive.bookinxisto.com.
Xclusive Xisto
Fajão, Pampilhosa da Serra
Tel.: 275 037 393
Web: xclusive.bookinxisto.com
Experiência (pernoita, refeições, passeios, oficina, visita e concreto) desde 180 euros/pessoa
DarkSky Alqueva
Um brinde ao astro-rei
No maior lago artificial da Europa, que é desde 2011 o primeiro Destino Turístico Starlight certificado no Mundo e o primeiro Destino Starlight transfronteiriço, todas as atenções estarão viradas para o céu, durante a tarde e a noite de dia 21 de junho. A observação solar dedicada ao solstício decorrerá no exterior da sede do Dark Sky Alqueva, na antiga escola primária da aldeia da Cumeada, e terá sessões às 16 (em inglês) e às 17.30 horas (em português), a 30 euros/pessoa.
“Na observação solar contamos um pouco do passado e do futuro da estrela que orbitamos e que é tão importante para a Terra, e explicamos o que representa o solstício de verão, que ocorre quando o sol atinge a maior inclinação para o Norte, resultando assim no dia mais longo do ano. É a altura em que o hemisfério Norte recebe mais luz solar”, explica Apolónia Rodrigues, presidente da associação Dark Sky, do primeiro destino de astroturismo português.
Durante a sessão, serão utilizados telescópios “concebidos para observar o sol com total segurança e conforto”, equipados com filtro H-alfa e neutro, que permitirão aos participantes observar a cromosfera e fotosfera solar. Para observar a superfície da cromosfera com maior detalhe, será utilizada uma câmara CMOS monocromática acoplada no telescópio. “Não é seguro apontar ao sol tudo o que não sejam telescópios apropriados”, deixa o alerta.
Quem preferir admirar o céu noturno poderá fazê-lo às 23.30 horas, numa sessão em português com a duração de 75 minutos. Consistirá “numa visita guiada ao céu com auxílio de telescópios de vanguarda, que passará pelo céu mais profundo com uma viagem cósmica entre nebulosas, galáxias e enxames de estrelas”, acrescenta o Dark Sky Alqueva. A atividade custa 40 euros/pessoa. Ambas incluem espumante, gin e um mocktail, para celebrar o solstício.
Dark Sky Alqueva
Rua Nossa Senhora da Conceição, Aldeia da Cumeada, Reguengos de Monsaraz
Tel.: 913 103 540
Web: darkskyalqueva.com
Observação solar: 30 euros/pessoa (dia 21, às 16h e às 17h30); observação noturna, 40 euros/pessoa (dia 21, às 23h30)