É na aldeia costeira alentejana a que chama de refúgio, há mais de uma década, que o designer francês abriu o seu primeiro hotel. No Vermelho Melides, coabitam criações de artesãos locais e peças que foi colecionando pelo mundo. O restaurante tem novidades por estes dias.
Corpo do artigo
Descobriu Melides por acaso há doze anos, numa inusitada viagem de regresso do hospital de Santiago do Cacém até à sua casa na Comporta, e apaixonou-se de imediato por esta aldeia da costa alentejana, da qual ainda hoje faz seu retiro frequente, sendo aqui que desenha todos os anos, no início do verão, a sua coleção de inverno. Uma ligação fortificada há dois anos, quando Christian Louboutin abriu aqui o seu primeiro hotel, que é o mais recente membro nacional da Relais & Châteaux.
Contruído de raiz no centro da aldeia costeira, o Vermelho Melides - nome de batismo a piscar o olho aos famosos sapatos de sola encarnada do designer francês - presta homenagem à identidade portuguesa, e de várias formas: seja na arquitetura de inspiração manuelina; nas chaminés espalhadas pelo boutique hotel, que Louboutin chama de "tesouros portugueses", e que espelham os muitos exemplares do sul do país; ou na calçada portuguesa colocada à entrada deste cinco estrelas.
Mas não só. O artesanato local e regional também é aplaudido, como mostram as cerâmicas pintadas à mão da Fábrica de Azulejos de Azeitão ou o uso de materiais nobres como a cortiça de Melides e o mármore de Estremoz. Ainda numa lupa de proximidade, o reaproveitamento de materiais foi outra das intenções de Louboutin, dando aqui novo uso a um chão de um antigo palacete alentejano ou de telhas de edifícios devolutos da aldeia, por exemplo.
Certo é também quão vincada está a personalidade do designer na decoração do Vermelho Melides, cheio de objetos decorativos da sua própria coleção, comprados em viagem ou em leilões, de todas as partes do mundo, desde candeeiros indianos a mosaicos espanhóis de influência árabe. "É uma oportunidade de mostrar a excelência de muitos artistas e artesãos que admiro", explica Christian.
O hotel soma 13 quartos e suites duplos, todos diferentes em tamanho, tons e decoração - intencionalmente, para criar a ideia de uma casa de férias, onde cada elemento da família tem a sua própria personalidade, e logo o seu quarto reflete isso -, equipados com varanda ou pátio, e as vistas fazem-se ou para a serra, ou para o jardim biológico, que por estes dias está florido com canas vermelhas. O espaço exterior alberga ainda limoeiros, laranjeiras, medronheiros, figueiras, romãzeiras ou nespereiras, além de uma horta onde se cultivam acelgas, couves, tomates ou ervas aromáticas.
O restante tempo livre faz-se ao redor da piscina exterior, do spa ou do salão comum onde apetece sentar a ler um livro ou de volta de um jogo de tabuleiro. Além disso, o boutique hotel de Melides organiza uma série de atividades como passeios de bicicleta, visitas guiadas pela aldeia, degustações vínicas ou workshops de cerâmica e de arranjos florais, entre outros programas.
Novos sabores à mesa
Abertos a não-hóspedes, o bar Vermelho e o restaurante Xtian somam duas esplanadas que podem chegar até aos 90 lugares. No primeiro, aposta-se em cocktails, vinhos e destilados. No segundo, decorado com vários posters de filmes de Bollywood, uma das paixões de Louboutin, há uma nova carta pronta para provar, ao almoço ou ao jantar, inspirada nos sabores portugueses e no produto nacional, em especial o alentejano.
O tártaro de beterraba confitada; o gaspacho; as vieiras com Queijo da Ilha; as espetadas de polvo com batata-doce e agrião; e o pica pau da vazia são algumas das entradas. Seguem-se as propostas de mar, como o arroz de Melides com choco e navalhas; a cataplana de peixe e frutos do mar; ou o bacalhau pil-pil com puré de pastinaca e mascarpone; e os sabores da terra, como a perna de pato confitada com húmus de feijão branco e Vinho Madeira; ou a carne de porco à alentejana, o prato preferido do designer francês.
Vermelho Melides
Rua Dr. Evaristo Sousa Gago, 2, Melides
Tel.: 915280511
Web: vermelhohotel.com/pt
Preço: quartos desde 295 euros; pratos do restaurante desde 21 euros.