Um mês com o melhor de dois mundos: atividade cultural ainda intensa e já com o apelo pleno do ar livre. Do circo às caminhadas, do cinema ao relento aos mercados de vinho, há muito por onde escolher de norte a sul do país.
Corpo do artigo
PORTO
Festival Trengo
O festival de circo Trengo, uma iniciativa do Clube Erva Daninha, volta ao Porto para a décima edição, entre 25 e 29 de junho. Ao longo dos cinco dias, dar-se-ão mais de 25 apresentações de 12 espetáculos, de Portugal, França, Brasil, Argentina e Espanha. As atuações “Look inside your pocket”, “Pocket loop”, “Tot bé”, “H”, “How much do we carry” e “Cream”, que terão lugar no Parque do Covelo, são de entrada livre. Os restantes espetáculos no Teatro Rivoli, Teatro Campo Alegre, Coliseu Porto Ageas e no Clube Erva Daninha requerem aquisição de ingressos, que custam entre 3 e 9 euros, nas bilheteiras das próprias instituições. O programa completo pode ser consultado em breve em ervadaninha.pt.
VILA NOVA DE GAIA
Dia dos Namorados do Brasil
A 12 de junho, o hotel The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, celebra o Dia dos Namorados do Brasil – porque celebrar o amor nunca é demais. O terraço da unidade reunirá sabores, tons e ritmos brasileiros ao vivo, a partir das 19.30 horas. O menu, da autoria do chef Ricardo Costa, tem propostas como pão de queijo, camarão com suco de cana, picanha, maminha, salsicha fresca, entrecôte e frango na grelha, bem como pizas e pratos tradicionais lusos como leitão assado e preguinhos. Os doces incluem quindim, pé de moleque e goiabada. O jantar faz-se acompanhar de harmonização vínica a cargo da diretora de vinhos do hotel, Elisabete Fernandes. O evento custa 110 euros por pessoa. Crianças até aos 11 anos pagam metade e até aos três anos são convidadas. As reservas devem ser feitas em eventos.theyeatman.com.
PORTO DE MÓS
Tok'Andar
O programa do circuito de caminhadas Tok’Andar, no concelho de Porto de Mós, decorre até 29 de junho sob a temática “Vamos pôr as mãos na terra – Agricultura sustentável”. Esperam-se caminhadas nos dias 1, 6, 8, 14, 22 e 29 de junho, que variam entre os seis e os 12 quilómetros, com diferentes temáticas. A maioria decorre na parte da manhã, à exceção da “Serra ao luar”, a 6, com concentração prevista para as 20.30 horas na Casa Abrigo NEL, em Chainça; e a “Caminhada rumo à independência”, a 14, no mesmo horário, a partir do Castelo de Porto de Mós. As caminhadas são gratuitas e requerem inscrição via email ou por telefone. Todos os contactos e programação devem ser consultados em visite.portodemos.pt.
AVEIRO
Feira da Vinha e do Vinho
Vale Santo, em Anadia, acolhe entre 18 e 22 de junho a 22.ª Feira da Vinha e do Vinho. O certame, organizado pela Câmara Municipal de Anadia, conta com tasquinhas, restaurantes, expositores e espaços de animação para dar a conhecer o que de melhor se faz no concelho, com foco na enogastronomia e turismo. A animação musical é também um foco do evento, que recebe os cabeças de cartaz Nininho Vaz Maia (18), Sara Correia (19), MC Daniel (20) e Morcheeba (21). A restante animação garante-se com a dupla Mete Cá Sets, Cromos da Noite, DJ locais, Marchas Populares de Anadia e o espetáculo infantil de Cocomelon e Bluey. O bilhete diário vale 3 euros e o geral 10 euros, sendo gratuito para crianças até aos 12 anos. No domingo (22) a entrada é livre para todos. Bilhetes disponíveis em bol.pt.
SEIA
Festa do Solstício
O verão celebra-se na aldeia de montanha de Alvoco da Serra, em Seia, com a Festa do Solstício, de 20 a 22 de junho. A programação inclui oficinas de criatividade e sustentabilidade, provas de pratos regionais — como arroz-doce, porco no espeto, enchidos tradicionais e sopas —, além de música e animação. O ponto alto será a Caminhada do Lampião, na noite de dia 21. Neste trilho noturno, os participantes percorrem os campos junto à ribeira de Alvoco, numa homenagem aos agricultores do passado e do presente. A festa tem entrada livre, tal como a caminhada, que apenas requer inscrição,disponível em breve através de um formulário online em aldeiasdamontanha.pt,ou presencialmente, nas bancas instaladas no recinto.
LISBOA
Under The Bridge
O Under the Bridge já tem tudo preparado para agitar a zona ribeirinha de Lisboa, no Lx Factory, entre 6 de junho e 22 de setembro. A terceira edição do evento de finais de tarde e festas de verão traz DJ sets de Sam the Kid, Moulinex, Nuno Lopes, Bateu Matou, entre outras, e terá, em estreia absoluta, uma noite de Santos Populares com uma atuação de Toy. A grande novidade são as Under the Bridge Factory Sessions, isto é, festas e concertos noturnos na zona inferior do espaço, com “artistas de renome internacional” a anunciar, segundo a organização. “Queremos promover o convívio e a diversão num dos espaços mais cool e enigmáticos da cidade”, resume o sócio do UTB Fábio Batista. A entrada é gratuita, de terça a sábado, das 16 às 2 horas, e aos domingos, das 16 às 23 horas. Segunda é dia de recarregar baterias.
LISBOA
Cinema ao ar livre
O Black Cat Cinema, empresa que organiza sessões de cinema ao arlivre, de acesso público e para eventos privados, leva a magia do cinema a três locais em Lisboa e na Costa da Caparica, com sessões quase diárias, pelo menos até 29 de julho. Durante junho, na Igreja da Graça, será possível assistir a “Lost in translation: o amor é um lugar estranho” (dia 8), “The Truman Show: a vida em em direto” (dia 9), “Cinema Paraíso” (dia 22) e “Meia-noite em Paris (dia 25), entre outros filmes. O muito aclamado filme “A Substância”, com Demi Moore, é projetado dia 8 no Palácio do Grilo, que acolherá também os títulos “Beleza americana” (dia 9), “O talentoso Sr. Ripley” (dia 11) e “Amor em sangue” (dia 15), a par de outros. Os bilhetes, comprados online, custam 14,50 euros/pessoa e as portas dos recintos abrem antes, para comidas e bebidas (à parte). Os filmes começam às 21 horas.
MONTEMOR-O-NOVO
Noites Curtas
As noites mais curtas do ano acontecem entre 18 e 21 de junho, a propósito do Solstício de Verão, e levam ao Convento de São Francisco, em Montemor-o-Novo, 12 espetáculos com igual número de artistas, à boleia da décima edição do Noites Curtas. As sessões, divididas ao longo dos quatro dias, começam às 21.30 horas e a entrada é gratuita, com reserva recomendada. Segundo a organização, os artistas, “reconhecidos no panorama nacional”, foram desafiados a refletirem sobre o formato curto (até 20 minutos de duração) para desenvolverem peças curtas de teatro, dança e performance. Participam nomes como Ana Isabel Arinto, Susana Nunes, Marta Reis Jardim, Sofia Vitória, Leonor Cabral, Ana Teresa Magalhães, Ricardo Falcão, Malvada, Silly Season, Sara Anjo, Joana Manaças e Aquella Companhia, coordenados por Francisco Campos, do Projecto Ruínas.
MONFORTE
7.º Wine Market Torre de Palma
Dia 7 de junho, o hotel vínico Torre de Palma, em Monforte, organiza o seu 7.º Wine Market. Estarão presentes 28 produtores do Alentejo, “num ambiente descontraído e sofisticado, rodeado pela paisagem típica alentejana” e pelas vinhas que alimentam a adega da propriedade de luxo. As portas abrem às 16 horas e a partir daí os visitantes poderão provar as colheitas de Torre de Palma, Mouchão, Monte da Bonança, Mainova, Tiago Cabaço Winery, Adega de Borba, Reynolds Wine Growers, Terra d'Alter, Rovisco Garcia, Adega de Portalegre Winery, Quinta do Paral, entre muitos outros. A partir das 19.30 horas será servido um jantar ao ar livre, com música ao vivo. Os bilhetes começam nos 15 euros/pessoa (entrada e copo), diferindo consoante a idade, e podem incluir jantar. Há desconto para quem comprar através da aplicação YonWine.
SINTRA
Caminhada cultural noturna
“Uma viagem pelo misticismo, segredos e romantismo da Serra de Sintra” é o que promete esta caminhada cultural noturna da LynxTravel, com cerca de cinco quilómetros e nível fácil/médio de dificuldade. O ponto de encontro é nas escadas do Palácio Nacional de Sintra, às 19.30 horas, e a duração prevista é de duas horas e meia a três horas. Serão reveladas curiosidades e lendas, no contexto da celebração dos “povos celtas que viviam na região em total conexão com a natureza e os seus ciclos”, e que dançavam e cantavam à volta de fogueiras “celebrando o apogeu do deus sol”, lê-se na sinopse do evento. A atividade terá um momento de música e dança e a uma “bebida afrodisíaca”. Os participantes são convidados a vestir roupas leves e brancas. Preço: 10 euros/adulto; 5 euros/6 aos 12 anos. Inscrições até 20 de junho pelo email lynxtravel11@gmail.com.