Com a subida das temperaturas, as piscinas ao ar livre voltam a ser uma alternativa por quem quer fugir ao calor. De norte a sul do país, incluindo as ilhas e Galiza, multiplicam-se os espaços disponíveis. A oferta é ampla e ajusta-se a diferentes faixas etárias e orçamentos. Siga por esta dezena de recomendações
Corpo do artigo
Piscinas de Samil, Vigo
No dia 23 de maio reabriram as piscinas de água salgada junto à praia de Samil, em Vigo. São quatro os espaços aquáticos que funcionarão diariamente entre as 12 e as 21 horas (horário espanhol), até 30 de setembro. A entrada é gratuita neste espaço que o presidente da câmara de Vigo, Abel Caballero, diz ser “a única praia da Europa com instalações públicas gratuitas junto ao mar”. As piscinas de água salgada estão inseridas num amplo parque de lazer, que inclui escorrega aquático, campos de basquetebol, zona de piquenique, centro polidesportivo e parque de campismo.
Piscina das Marés, Leça da Palmeira
Localizada na praia de Leça, a Piscina das Marés, de Álvaro Siza Vieira, ganha vida entre 31 de maio e 14 de setembro, das 9 às 19 horas. O complexo contém bar e duas piscinas de água salgada, sendo uma delas destinada a crianças. Em julho e agosto, ao fim de semana, é possível usufruir de aulas gratuitas de atividade física, entre as 10.30 e as 16 horas. Os preços para um dia completo, a partir dos 13 anos, variam entre os 8 e os 10 euros (semana e fim de semana, respetivamente). Dos dois aos 12 anos, os valores andam entre os 5,50 (segunda a sexta) e os 6 euros (sábado e domingo). A Piscina das Marés ganhou o estatuto de Monumento Nacional em 2011, e é património da UNESCO desde 2017.
Piscina Verde do Parque da Cidade, Paredes
A piscina exterior do Parque da Cidade de Paredes reabriu a 31 de maio, e manter-se-á em funcionamento até ao último fim de semana de setembro. As infraestruturas funcionam nos dias úteis entre as 9 e as 19.30 horas, e aos fins de semana e feriados das 9 às 13 horas e das 14 às 19.30 horas. O espaço, inaugurado em agosto de 2021, está preparado para acolher até 400 visitantes por dia. A piscina contém oito corredores para natação, um tanque para os mais pequenos, balneários, zonas de sombra com espreguiçadeiras e guarda-sóis. O recinto inclui ainda um bar. A infraestrutura está preparada para receber pessoas com mobilidade reduzida, disponibilizando uma cadeira de acesso ao plano de água. Os bilhetes custam 3 euros para crianças dos quatro aos 16 anos e para maiores de 65. Dos 17 aos 64 anos paga-se 4 euros.
Piscina Praia, Covilhã
Situada perto do Jardim do Lago, um dos recantos mais verdes da cidade, e com vista ampla para a serra da Estrela, a Piscina Praia da Covilhã reabre a 16 de junho e encerra a 14 de setembro, das 10 às 20 horas. É um espaço exterior de grande dimensão, concebido para recriar o ambiente de uma praia urbana. Oferece ondas artificiais e diversas infraestruturas de apoio aos banhistas, como bar com esplanada, balneários, duches ao ar livre e uma zona de solário. Estende-se por 1800 metros quadrados e tem lotação máxima de 2800 pessoas. No período de verão, conta com um programa de atividades a definir, incluindo animação e sessões de hidroginástica. A entrada vale 6 euros para adultos e 2,50 euros para crianças (dos cinco aos 11 anos) para o dia todo.
Piscina Praia, Castelo Branco
Com um plano de água doce integrado na área de utilização pública, a Piscina Praia de Castelo Branco, que abre portas entre 14 de junho e 14 de setembro, é descrita pelo município como uma infraestrutura de lazer com zonas relvadas e um campo de jogos inserido numa caixa de areia, destinado à prática de atividades desportivas. Inaugurada em 2004, localiza-se no Parque Urbano da cidade e foi criado com o propósito de lembrar uma praia. Em julho e agosto, são promovidas atividades no recinto durante os dias úteis, como aulas de hidroginástica, aquazumba e ações lúdicas para crianças. O complexo aquático está aberto todos os dias das 9 às 19.30 horas, disponibilizando balneários, cacifos e espreguiçadeiras e toldos. Bilhete diário: 4,80 euros (a partir dos 12 anos), 3,20 euros (entre os cinco e os 11 anos), e 3,80 euros (mais de 65 anos).
Praia das Rocas, Leiria
No dia 31 de maio, a praia das Rocas, em Leiria, retomou a atividade assim permanecendo até 14 de setembro, de portas abertas entre as 10 e as 19 horas. O complexo turístico inclui um lago com quase 1 quilómetro de extensão com uma ilha central, piscina de ondas, uma albufeira e uma ponte secular. O local está situado numa área com vista para a serra da Lousã, no qual os visitantes dispõem de atividades como passeios em barcos a remos e em gaivota, slide, escalada e rapel. Tem também 12 bungalows renovados, localizados junto à albufeira. O espaço contém igualmente restaurante, quiosques e áreas de piquenique. Por enquanto, o preço dos bilhetes para crianças (seis a dez anos) e seniores (a partir dos 65) custa 9 euros por dia, ou 7 euros depois das 14 horas. Em julho e agosto, passam para 10 e 8 euros, respetivamente. Dos 11 aos 64 anos, paga-se 12 euros por dia ou 9,50 euros à tarde. Nos meses de verão, os preços sobem para 13,50 e 11 euros.
Parque Aquático do Crato, Portalegre
Este espaço tem abertura prevista para a terceira semana de junho, devendo encerrar a 14 de setembro. O horário de funcionamento será das 10 às 19.30 horas. O complexo ocupa uma área de 12 mil metros quadrados e dispõe de diversas infraestruturas, incluindo um edifício com bar/restaurante, esplanada, receção e balneários. No espaço principal, destaca-se um tanque retangular dividido em duas áreas: uma para receção do escorrega aquático de 30 metros e outra equipada com cadeira de banho hidráulica para pessoas com mobilidade reduzida. Complementam as instalações uma piscina circular de aprendizagem, duas piscinas rasas para crianças e uma piscina de saltos. A área envolvente possui um espaço relvado em forma de U. Entre as atividades programadas para este verão destaca-se a realização da Fase Distrital de Hidroginástica Sénior, marcada para 21 de junho, que reunirá participantes da região para prática orientada. O parque aplica uma tabela de preços diferenciada por escalões etários e cartões especiais, oferecendo entrada gratuita a crianças até seis anos e titulares do Cartão do Idoso. Os bilhetes diários custam 2,20 euros para jovens entre sete e 17 anos, e 3,60 euros para adultos.
Complexo Piscinas Municipais de Loulé
Situado junto ao Parque Municipal de Loulé, este equipamento desportivo integra duas zonas: o Complexo Exterior e o Complexo Interior. As piscinas estarão abertas ao público entre 16 de junho e 6 de setembro, de segunda a sábado, das 8 às 20 horas. No exterior, inaugurado em 1986, destacam-se várias piscinas, incluindo uma olímpica com 50 metros de comprimento, uma piscina de saltos, uma piscina para crianças e um chapinheiro. A área exterior é ainda enriquecida por um relvado amplo. A piscina estará encerrada ao público a 28 e 29 de junho e de 18 a 20 de julho, para realização de provas desportivas de infantis. Entre os seis e os 11 anos, o bilhete custa 1 euro; para jovens entre 12 e 17 anos, o valor é 1,50 euros; e para adultos a entrada vale 2,50 euros.
Piscinas de São Pedro, Ponta Delgada
O complexo Piscinas de São Pedro, na costa sul da ilha de São Miguel, reabriu a 1 de junho e manter-se-á em funcionamento até 30 de setembro, todos os dias, entre as 10 e as 19 horas. O espaço é composto por uma piscina olímpica, uma piscina de saltos e duas piscinas destinadas a crianças. O acesso ao complexo tem um custo diário de 2,70 euros para pessoas entre os 16 e os 65 anos; 1,60 euros para adultos com mais de 66 anos e crianças e jovens dos cinco aos 15 anos; e 1,10 euros para crianças até aos quatro anos. Estão ainda disponíveis passes mensais, com valores de 45 euros para adultos até aos 65 anos, e 22,50 euros para seniores, bem como para crianças até aos 15 anos.
Complexo Balnear das Salinas, Câmara de Lobos
No dia 31 de maio, o Complexo Balnear das Salinas, localizado na baía de Câmara de Lobos, reabriu oficialmente ao público. O espaço estará em funcionamento diariamente, das 10 às 19 horas. Inaugurado em 2004 num local onde anteriormente se extraía sal, conta com duas piscinas de água salgada — uma destinada a adultos e outra para crianças.