
"PYYKKI- Perdido na Lavandaria", da companhia finlandesa Portmanteau.
Foto: DR
O Teatro Municipal do Porto desenhou uma programação pensada para famílias e crianças, entre teatro, circo e música, nos seus dois espaços: Teatro do Campo Alegre e Teatro Rivoli.
Já este sábado, dia 17, às 16 horas, Catarina Sobral apresenta a peça "Perder", no pequeno auditório do Rivoli. Aqui, conta-se a história de Clarice que se prepara para ir acampar com a sua avó. Catarina Sobral dedica-se à escrita para crianças, à ilustração e ao cinema de animação.
Em fevereiro, dia 14, a pianista Joana Gama leva ao café-teatro do Campo Alegre "E as flores?", o terceiro capítulo de uma trilogia dedicada à natureza, que começou com "As árvores não têm pernas para andar" (2020), seguido de Pássaros & Cogumelos (2022). Através desta trilogia, a artista quer sensibilizar os mais novos para a importância da natureza e da arte.
Dia 28 de fevereiro estreia a peça "PYYKKI - Lost in Laundryland" ["PYYKKI- Perdido na Lavandaria"] espetáculo da companhia finlandesa Portmanteau, em colaboração com a artista visual Helga Stentzel. O espectáculo, a apresentar no Auditório do Campo Alegre, inspira-se na série fotográfica de Stentzel, "Clothing Line Animals", que explora o mundo extravagante do "surrealismo doméstico". Misturando circo, dança, marionetas e magia, PYYKKI segue dois amigos determinados a responder à pergunta - para onde vão as meias desaparecidas? A busca leva-os até um universo mágico.
Em março, o grande auditório do Rivoli recebe "Antiprincesas - Catarina Eufémia", de Cláudia Gaiolas. A encenadora e intérprete veste a personagem de Catarina, a heroína ceifeira alentejana, para homenagear a pessoa que foi e a sua luta.
A 9 de maio, às 16 horas, sobe ao palco do Auditório do Campo Alegre "Guerra & Paz", projeto infanto-juvenil que resulta da colaboração dos criadores da Estrutura (Cátia Pinheiro e José Nunes) com a artista e rapper Capicua. O projeto propõe colocar crianças e adultos a refletir sobre a organização social, política e geográfica do mundo e as consequências que dela advêm, na tentativa de imaginar outras possibilidades de mundo.
Mais informações: teatromunicipaldoporto.pt
