A Feira dos Vinhos e Sabores Altos acontece em Alijó de 13 a 15 de junho, com entrada livre. Provas vínicas, degustações, concertos e um concurso de azeites fazem parte do programa.
Corpo do artigo
O Parque da Vila de Alijó volta a ser o palco de mais uma edição da Feira dos Vinhos e Sabores Altos, que regressa esta semana com entrada livre e durante três dias, de 13 a 15 de junho. A iniciativa conta com a presença de 50 produtores de vinho e de outros produtos regionais, que darão a provar gratuitamente os seus vinhos e outros sabores da região como pães artesanais, bola de carne, mel, frutos secos e outros petiscos.
A Feira dos Vinhos e Sabores Altos 2025 tem um programação onde se incluem provas vínicas comentadas, degustações, concertos ao vivo (Mariza, Matias Damásio e Rita Guerra são os nomes do cartaz, que também tem animação do DJ Diego Miranda) e o já habitual Concurso Escolha da Imprensa, que distingue os melhores vinhos da feira.
O evento, que terá uma zona de restauração, conta este ano com uma novidade: o primeiro Concurso de Azeites, a realizar-se no recém-inaugurado Centro Interpretativo D'Olival do Azeite D'Ouro, localizado em Castelo do Douro. "A realização do primeiro concurso de azeites constitui um marco relevante na valorização do setor, promovendo a qualidade e autenticidade dos nossos azeites, profundamente ligados à identidade do território. Esta iniciativa reconhece o mérito dos produtores, incentiva práticas sustentáveis e reforça a projeção do nosso património agroalimentar", explica José Paredes, presidente da Câmara Municipal de Alijó.
Sobre o regresso da feira, o autarca define-a como "uma afirmação clara de que o Douro também se faz nas cotas mais altas, com vinhos que expressam a paixão dos seus produtores e uma identidade muito própria.