Feira do Livro de Aveiro: duas semanas de literatura e música na cidade dos canais
Até 6 de julho, a Praça do Rossio e o Mercado do Peixe acolhem a 49ª edição da Feira do Livro de Aveiro. Além da zona de exposição e venda de livros, haverá lugar para concertos, apresentações, mesas de debate, programação infantil e sessões de autógrafos. A entrada é livre.
Corpo do artigo
Arranca esta sexta-feira mais uma edição da Feira do Livro de Aveiro, que este ano conta com a presença de 15 expositores, e mais de 50 propostas multidisciplinares no programa. Um dos destaques vai para a participação de convidados internacionais. Do Brasil, chega Bruna Lombardi, figura televisiva, poeta e autora de bestsellers como “Jogo da Felicidade”, “Poesia Reunida” e “Clímax”; e Marcelo Rubens Paiva, escritor, dramaturgo e colunista, autor de várias obras autobiográficas e de ficção, entre as quais “Ainda Estou Aqui” (2022), cuja adaptação cinematográfica valeu a Fernanda Torres o Globo de Ouro de Melhor Atriz.
Bobby Duffy também virá do Reino Unido para falar sobre o seu livro “Os Perigos da Percepção”, uma obra que analisa os desvios cognitivos provocados pelas percepções sociais, como a perceção de insegurança ou de desigualdade.
Quanto aos nomes nacionais, Isabela Figueiredo e Rita da Nova estarão presentes para apresentar os seus mais recentes títulos, “Um Cão no Meio do Caminho” e "Apesar do Sangue", respetivamente. E Madalena Sá Fernandes irá participa numa conversa em torno dos seus livros “Leme” e “Deriva". A estas autoras juntam-se ainda Nicolau Santos, com a apresentação do romance “Amarelo Tango”; o autor bestseller Pedro Chagas Freitas; Pedro Mexia, que refletirá sobre a poesia no século XXI a partir da sua obra “As 100 Melhores Crónicas” ; e Pedro Boucherie Mendes, jornalista, escritor e diretor de programas da SIC.
A agenda musical desta edição alia concertos a momentos de conversa, destacando-se o espetáculo de abertura “Canções Ridículas”, de André Gago, que celebra o amor através de canções inspiradas por poetas como Camões, Sophia de Mello Breyner Andresen ou Álvaro de Campos. Assinala-se ainda o regresso dos Mesa, banda portuense liderada por João Pedro Coimbra, que celebra os 20 anos do álbum de estreia. David Fonseca também passará por Aveiro, assim como Ricardo Reis e o seu fado contemporâneo. A música prolonga-se ao longo da feira com DJ sets na Praça Mundial de Clubes.
O programa fica completo com as sessões dedicadas aos Autores Aveirenses e com o espaço infantil “Lilliput”, onde os mais pequenos poderão participar em workshops de barro e de panquecas, assistir à apresentação de “A Menina do Mar” pelas Marionetas Rui Sousa, entre outras iniciativas.
Todas as sessões têm entrada livre e decorrem no Mercado do Peixe, em simultâneo com o espaço de exposição e venda de livros, no Rossio. Toda a programação pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Aveiro.