A 31ª edição da Festa de Alvarinho e do Fumeiro celebra a gastronomia, o terroir e a tradição de Melgaço, com produtores, showcookings, atividades e animação musical durante os dias 25, 26 e 27 de abril.
Corpo do artigo
São três dias dedicados ao alvarinho, à gastronomia e às tradições da região, reunindo 31 produtores de alvarinho de Monção e Melgaço e 16 produtores de produtos locais e inovadores.
Como é habitual, existirá um espaço dedicado aos profissionais do setor, com sessões como “A importância do copo certo”, dirigida pela Riedel, que dará a conhecer qual o copo certo para dois tipos de alvarinhos e para dois vinhos tintos. Está também prevista a mesa-redonda “Alvarinho no feminino”, dedicada à diversidade e ao futuro do alvarinho na sub-região, com a presença de Patrícia Peixoto (enóloga da Quintas de Melgaço), Lúcia Barbosa (Enóloga), Maria João Cerdeira (Quinta de Soalheiro) e moderação de Joana Santiago (APA – Associação de Produtores de Monção e Melgaço). Apesar de serem momentos dirigidos aos profissionais do setor vinícola e restauração, estarão também abertos a todos os interessados nas temáticas.
A programação integra ainda dois showcookings, moderados pelo chef Álvaro Costa e protagonizados por chefs e restaurantes locais. O primeiro ficará a cargo do restaurante Tasquinha da Portela, que convida a saborear tártaro de presunto com espumante de alvarinho, harmonizado com Alvarinho Soalheiro; e para sobremesa o brigadeiro de chocolate e alvarinho da Sabor do Céu. Mais tarde será a vez do restaurante O Brandeiro apresentar o seu prato de carne de cachena, harmonizado com o Alvarinho Quinta do Regueiro; terminando com tarte de queijo de cabra da queijaria Prados de Melgaço e doces da Delícias de Alvaredo.
Durante o fim de semana decorre ainda o concurso do Mel, Salpicão, Presunto e Broa de Melgaço, bem como uma agenda de animação musical protagonizada por artistas como Pedro Abrunhosa, Dj Martim Azevedo, Charanga “Churra da Terra” e TOY, e ainda, um encontro de ranchos. Haverá também atividades paralelas de animação turística, desportiva e de enoturismo que irão dar a conhecer a região.
O evento organizado pela Câmara Municipal de Melgaço ocorre no Largo do Mercado Municipal nos dias 25 e 26 entre as 10 e as 4 horas, e no dia 26 das 10 às 20 horas. A Festa é de entrada livre, no entanto, os visitantes que queiram degustar os vinhos da região, poderão adquirir o copo de prova pelo valor de 3,50 euros. A programação completa está disponível no site.