Quatro restaurantes do Porto marcam presença no festival, que arranca esta sexta-feira e se prolonga durante dez dias, no Jardim do Arco do Cego.
Corpo do artigo
O Festival de Francesinhas, que há mais de uma década leva o popular prato portuense a várias localidades do país, está de volta com mais uma edição, desta vez na capital, no seu primeiro regresso a Lisboa em seis anos. Com entrada livre - apenas se paga o que se consome -, a iniciativa arranca já esta sexta-feira, dia 23, e prolonga-se durante dez dias, até 1 de junho, fixando-se no Jardim do Arco do Cego, no Saldanha.
À semelhança das edições anteriores, uma seleção de restaurantes do Porto estará presente no festival com as suas francesinhas. Desta vez, chegam a Lisboa o Cufra, o Alicantina, o Alfândega Douro e o Santa Francesinha. Nas redes sociais, a organização explica que haverá francesinhas tradicionais para provar, feitas em forno a lenha, mas também versões alternativas, como francesinhas vegetarianas e veganas. O festival funciona sempre entre as 12h e as 15h, para o almoço, e entre das 18h30 e as 22h30, para o jantar.
Nos últimos anos, o Festival de Francesinhas já realizou edições em locais diversos, como Coimbra, Braga, Maia, Santa Maria da Feira, Oeiras, Setúbal, Seixal, Ponta Delgada, Funchal, Angra do Heroísmo ou Câmara de Lobos, por exemplo. Em Lisboa, a última vez que aconteceu foi há seis anos, na altura na FIL.