Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Águeda, Nelas e Vagos são os concelhos que acolhem a iniciativa, este sábado e domingo. Há atividades como visitas a moinhos, almoços, caminhadas, workshops e jogos pedagógicos.
Corpo do artigo
Visitas guiadas aos moinhos de cada concelho participante, caminhadas sensoriais por trilhos históricos, recriações teatrais, workshops que aprofundam o ofício dos moleiros, degustações gastronómicas com os produtos da região, jogos pedagógicos e atividades interativas fazem parte do programa do Festival dos Moinhos de Portugal, que pretende dar palco à riqueza histórica e cultural do património molinológico.
A iniciativa decorre este fim de semana, a 12 e 13 de abril, com uma agenda espalhada por cinco municípios: Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Águeda, Nelas e Vagos -, somando a visita a mais de 25 moinhos, a participaão de mais de 30 associações culturais e a inclusão de mais de 50 experiências imersivas.
"Albergaria-a-Velha é uma terra de tradições profundas, onde a água, o pão e os moinhos são testemunhos vivos da sua história. Este evento é uma forma de unir o passado e o futuro, garantindo que os nossos moinhos, tanto na sua vertente material como imaterial, continuem a fazer parte da nossa memória coletiva", explica em comunicado António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.
O Festival dos Moinhos de Portugal acontece de forma a dinamizar o projeto Rota dos Moinhos de Portugal e conta com o apoio do Turismo de Portugal. O programa completo para este fim de semana pode ser consultado aqui. As atividades requerem inscrição e algumas são gratuitas.