A segunda edição da iniciativa arranca este fim de semana e vai juntar chefs nacionais e internacionais em roteiros gastronómicos pela cidade.
Corpo do artigo
As tripas à moda do Porto, a francesinha e o arroz de polvo são os protagonistas deste ano do Global Kitchen in Porto, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal do Porto, que une chefs nacionais e internacionais sob o mote “Global goes local”. Ao longo dos próximos três fins de semana, os anfitriões Marco Gomes, Rui Paula e Pedro Lemos levarão os convidados em roteiros gastronómicos pela cidade, para dar a conhecer os sabores portuenses.
O evento arranca já nos dias 16 e 17 de maio, com a participação do chef Marco Gomes, ao comando do Oficina e impulsionador do projeto Comida de Subsistência. A ele junta-se Diego Rossi, chef italiano que vem partilhar a sua visão sobre o combate ao desperdício alimentar. A dupla irá visitar alguns dos restaurantes da cidade onde as tripas à moda do Porto continuam a ser servidas como manda a tradição. Tendo em mente o prato típico, Diego Rossi irá reinterpretar a receita com produtos italianos num showcooking que acontece este sexta-feira, dia 16, pelas 10h30, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.
Às 11h do dia seguinte, terá lugar, na Casa do Cinema Manoel de Oliveira, em Serralves, uma masterclass onde Diego irá partilhar a sua visão sobre como se pode renovar a gastronomia a partir da sua tradição e cultura.
Os próximos eventos acontecem a 6 e 7 de junho, com a francesinha como protagonista no encontro entre o chef Rui Paula, do DOP/Casa de Chá da Boa Nova, e o espanhol Miguel Carretero, chef com estrela Michelin 2024 e responsável pelo restaurante Santerra, em Madrid.
Mais tarde, a 21 e 22 de junho, é o arroz de polvo que se servirá à mesa, com a parelha Pedro Lemos, do restaurante homónimo, e Janaína Torres, proprietária d’A Casa do Porco, em São Paulo, eleita a melhor chef feminina do mundo em 2024, nos The World's 50 Best Restaurants.
As atividades do Global Kitchen são de entrada livre e gratuita, mas requerem inscrição, que deve ser feita online, no site da Visit Porto, onde também se poderá encontrar toda a programação.