De 5 a 8 de junho, a cidade berço será palco de um evento dedicado à sustentabilidade ambiental. No programa há lugar para muitas atividades, desde debates a oficinas e atuações musicais. Organizada pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, é mais um capítulo rumo à Capital Verde Europeia em 2026
Corpo do artigo
A quarta edição da Green Week terá lugar na Alameda de São Dâmaso, reforçando a ligação da cidade ao tema da sustentabilidade ambiental. O objetivo principal é envolver a comunidade em torno de práticas que contribuam para um futuro mais verde. No dia 27 de novembro de 2024, Guimarães foi eleita a Capital Verde Europeia 2026 em Valência. A Comissão Europeia entrega esta distinção todos os anos a cidades europeias com mais de 100 mil habitantes que apresentam avanços em áreas como a redução da poluição do ar, a gestão responsável dos resíduos, a proteção da biodiversidade, a economia circular e a adaptação às alterações climáticas.
O evento arranca a 5 de junho às 10 horas, no Laboratório da Paisagem, com o Planetiers Day, com entrada gratuita. A primeira sessão conta com a participação de Sofia Ferreira, Paul Hodges e Luís Rochartre, onde há espaço para debates políticos sobre as inovações e medidas práticas que promovem a resiliência e a sustentabilidade urbana. A segunda sessão reúne três oradores, Adelina Pinto, Sara de Sousa e João Francisco Lima, tendo início às 11.30 horas, sendo abordadas as consequências da crise climática na saúde mental e as estratégias para fortalecer a resiliência e o bem-estar diante da instabilidade social, económica e ambiental. Às 14 horas, numa conversa de 20 minutos, Sérgio Ribeiro fala de “Cooperação global para a criação de empregos verdes”. Em seguida, Ermi von Oers apresenta soluções inovadoras que ligam a biotecnologia e design inspirados na natureza, exemplificadas por The Park of Tomorrow, parque em Roterdão iluminado com energia fornecida por plantas. Às 14.40 horas acontece “Magia da sinergia”, com Mário Daniel, destacando como a conexão entre as pessoas pode ser essencial para gerar soluções inovadoras e promover transformações sociais. Às 15.10 horas há lugar para a ativista indígena brasileira We’e’ena Tikuna, trazendo à palestra a sua experiência ao usar moda, arte e cultura indígena para promover a conscientização ambiental e a valorização da biodiversidade, oferecendo uma visão sobre a relação entre comunidade e natureza. Das 15.30 às 16 horas, o professor Mohan Munasinghe conduz a última sessão, tocando no papel da ciência, economia e governança na superação das crises climáticas e políticas, com foco na regeneração do planeta. A participação no Planetiers Day requer inscrição prévia. Mais tarde, pelas 21 horas, realiza-se o “Corre Corre”, uma iniciativa que convida os participantes a correr em grupo pelas ruas de Guimarães.
No dia 6 de junho, às 15.50 horas, no Palco Green Week, será assinada a Carta de Intenções de Guimarães como Capital Verde Europeia 2026, numa cerimónia que contará com a presença de Patrick Child, diretor-geral para o Ambiente da Comissão Europeia. Segue-se, às 16.30 horas, a apresentação do Pacto Climático Guimarães 2030. À tarde, pelas 17.30 horas, haverá uma performance da Academia de Bailado de Guimarães. De seguida, decorre “Bairro C - Sinto verde”, experiência imersiva que pretende sensibilizar para os desafios ambientais das zonas urbanas. Às 22.30 horas, o Largo da República do Brasil acolhe o espetáculo piromusical “#RoadToEGC2026 – Momento de celebração”, com fogo de artifício de baixo impacto ambiental. Depois, às 23 horas, pode-se assistir ao concerto de Luís Trigacheiro. O evento estende-se pela madrugada, com um DJ set, no Coreto, a partir da meia-noite. No mesmo dia, também se proporciona momentos para os mais jovens no Palco Kids: as atividades arrancam às 14 horas com a iniciativa “Pacto Climático de Guimarães: Escolas em ação” e, às 21 horas, o Laboratório da Paisagem dinamiza o “Bingo dos mamíferos”. Durante todo o dia, decorrem ainda oficinas de educação ambiental.
A 7 de junho, a Green Week oferece uma programação distribuída por vários palcos. O Palco Green Week acolhe debates, mesas redondas e aulas abertas, reunindo especialistas e representantes de organizações que discutem temas como a transformação do território, arte e sensibilização ambiental. A dança também marca presença, com uma performance da Escola Flávia Portes, assim como a capoeira, apresentada pelo Centro Cultural Capoeira Baiana. Pelas 22 horas, destaca-se o concerto de Marisa Liz, seguido de uma Silent Party no Largo do Toural. O Palco Kids propõe várias atividades que combinam conto de histórias, teatro e música, além de sessões educativas sobre a fauna local e a proteção dos oceanos. O Palco Coreto oferece ginástica, atuação de capoeira e um DJ set noturno. O Palco Road To EGC 2026 traz emissão em direto da rádio M80 e a apresentação do livro “O céu sobre a montanha”. Também, ao longo do dia, várias oficinas e atividades de educação ambiental acontecem em diferentes pontos, promovidas por associações e entidades locais. Entre as atividades oferecidas estão oficinas de reparação de equipamentos, jardins verticais, olaria e impressão botânica.
As atividades serão igualmente distribuídas por vários palcos a 8 de junho, com destaque para conversas sobre árvores e uma visita guiada pelo arvoredo da alameda. Haverá às 10.30 horas um percurso de bicicleta para crianças, para o qual é possível pedir o empréstimo de bicicletas. Também há lugar para performances de dança e um concerto no Palco Green Week, a designar. Para o público infantil, o Palco Kids apresenta momentos de contos, ioga, música feita a partir de lixo e teatro. No Palco Coreto, há demonstrações culinárias e performances artísticas que combinam cultura e sustentabilidade. Ao longo do dia, várias oficinas de educação ambiental acontecem, incluindo pintura botânica. Paralelamente, o “Mercado da segunda mão” promove a reutilização. Ao longo do dia, conte-se com mercados ecológicos e biológicos.