Restaurante indiano na Rua Nova da Trindade, em Lisboa, lançou em abril a Soul Curry Oyster, uma “happy hour” com ostras da Ria Formosa com diferentes molhos a preço especial, às quais se pode juntar um copo de espumante da Bairrada ou vinho branco.
Corpo do artigo
Para fechar o dia em grande ou, quem sabe, dar início a uma noite de festa no interior do restaurante ou na esplanada com 48 lugares, a “happy hour” do Gunpowder serve todos os gostos, à boa maneira da comida indiana. Neste restaurante aberto há três anos por Harneet Baweja e a mulher, Devina, o referido período especial dá pelo nome de Soul Curry Oyster e inclui ostras a dois euros a unidade e copos de vinho branco ou de espumante a cinco euros.
As ostras, oriundas da Ria Formosa, no Algarve, podem ser pedidas de três formas: com vinagrete de cebola, tomate e malagueta; com moilee (um molho à base de coco e coentros) com caviar e chalotas; ou ao natural, com gomos de limão para temperar a gosto. A copo, a proposta passa por espumante da Bairrada (com Bical, Arinto e Cercial) e vinho branco Sauvignon Blanc alentejano, o Astronauta. Ambos vendidos a cinco euros cada.
A iniciativa decorre entre as 18 e as 19 horas, todos os dias da semana e aos fins de semana, de terça a domingo, e estender-se-á até ao final do verão. Pode ser também um pretexto válido para revisitar ou conhecer pela primeira vez o menu, que celebra a diversidade da cozinha indiana através dos produtos, propondo um olhar contemporâneo sobre a base tradicional. O próprio nome alude à “explosão de sabores” provocada por cada uma das receitas.
O restaurante orgulha-se de apresentar a sua própria mistura de especiarias, que inclui três tipos de malaguetas - indian chilli e thai chilli -, folhas de caril e a asafoetida, “um pó aromático feito a partir da raiz de Ferula, que ajuda à digestão e é muito utilizada na cozinha ayur védica”, lê-se em comunicado. O menu apresenta “diversas interpretações de receitas indianas”, de várias regiões, e que “tanto podem vir da realeza, da cozinha popular ou da comida de rua”.
Entre os pratos de assinatura está o spicy lamb vermicelli doughnut, que em Londres é preparado com veado, e que consiste numa trouxa frita recheada de borrego (na versão lisboeta), com crosta de aletria, acompanhada por molho de menta. Outra especialidade são as costeletas de borrego com kashmiri ghee, servidas grelhadas, e que levam molho de menta e especiarias e picle de rabanetes. De forma geral, os sabores são bastante goeses.
Os restaurantes Gunpowder são um projeto do empresário Harneet Baweja, nascido em Calcutá, e da mulher, Devina, cujas experiências e memórias de infância e os “grandes festins culinários em família” inspiram os menus. O Gunpowder Lisboa abriu em 2022 como a quarta morada do grupo, cujo primeiro espaço abriu em Spitalfields, em 2015, o segundo em Tower Bridge, em 2018, e o terceiro no Soho, em 2020, todos em Londres.
Gunpowder
Rua Nova da Trindade, 13A (Chiado)
Tel.: 218 227 470
De terça a domingo, das 12h às 16h e das 19h às 00h. Segunda, das 19h às 00h.
Web: gunpowderrestaurants.com
Preço médio: 35 euros