É no universo do realismo mágico, presente na obra de Gabriel García Márquez, que nasce o nome García & Marquez, criando um cenário “onde o impossível se torna parte do dia a dia”. Um refúgio no Porto onde o café de especialidade colombiano funde-se com sabores autorais
Corpo do artigo
Com um conceito centrado na sustentabilidade, a cozinha recusa a carne de vaca e frango, privilegiando pratos vegetarianos e propostas sem glúten. Alguns pratos são uma fusão de sabores colombianos e portugueses, ganhando vida pelas mãos de Goreti Alves, que permaneceu no espaço onde cozinhou durante quase duas décadas, quando ainda era um restaurante de cozinha tradicional portuguesa. É da sua ligação ao passado e do contacto com a inovação trazida pelo chef colombiano que nasce uma ponte entre sabores clássicos e propostas reinventadas. Entre as criações que mais se destacam está a nata brioche & seasonal fruits, uma reinvenção do clássico pastel de nata: um brioche com recheio de nata, pêssego caramelizado, frutas e canela.
Todas as últimas semanas do mês, o espaço junta-se à “Vegan Safari Week”, uma iniciativa que reúne restaurantes da cidade para celebrar a gastronomia vegetariana. Este mês, a proposta inspira-se no caldo verde português, dando origem ao “creamy green rice”: arroz verde cremoso com legumes da estação, óleo pimenta e cogumelos portobello.
García & Marquez
Rua de Alexandre Braga 62, Porto
Tel.: 910336470
Web: garcia.-marquez.cafe/
Das 9h30 às 18h. Encerra à segunda-feira.
Preços dos pratos variam dos 8,75 euros aos 14,50 euros