
ISCO, Lisboa
Foto: Susana Ramos/SAVVY
Há sete anos que se mantém como uma das padarias e pastelarias artesanais mais populares de Lisboa, assente nas fermentações naturais. Mais luminoso e com mais lugares, o ISCO recebe a época festiva com novidades quentes a sair do forno.
Está de cara lavada, fruto de uma renovação nos últimos tempos que tornou a casa mais luminosa, com janelas largas, e com maior ligação ao exterior, com lugares extra na esplanada, e maior capacidade também no interior, entre mesas individuais, mesa comunitária e balcão, a partir dos quais se continua com vista direta para a zona de confeção. Na programação, há também uma maior aposta nos pop-ups e em workshops. Felizmente, há coisas que não mudam em Alvalade. No caso do ISCO, a celebrar o seu sétimo aniversário, a aposta contínua nas fermentações naturais e nas reconhecidas farinhas Paulino Horta, 100% naturais e com recurso à moagem tradicional, aliados a uma oferta diária e versátil de padaria e pastelaria artesanal. As mais-valias que a tornaram numa das padarias artesanais da capital mais procuradas, ao longo da última década.
Por estes dias, a padaria alfacinha - que se juntou ao grupo Paradigma no ano passado, reforçando a família gastronómica de Lisboa onde se inserem o Ofício - Tasco Atípico, o Café do Paço, o Canalha e o Gandaia Club -, tem novidades natalícias e quentinhas nas vitrines e prateleiras da sua casa, para saborear à refeição ou pelos diferentes momentos do dia. Disponível por encomenda, a nova Babka de chocolate e avelã (com dois tamanhos à escolha, à unidade e na versão grande); e a Galette des Rois. As bolachas de ginger bread em forma de urso; o crumble de maçã dinamarquês; as bolachas de mel e aveia; e os palmiers de cardamomo são outras criações da casa para adoçar a época festiva que está à porta.

Parte da oferta festiva do ISCO, situado em Alvalade. Foto: Susana Ramos/SAVVY

Babka de chocolate e avelã. Foto: Susana Ramos/SAVVY
Estas especialidades estão disponíveis até ao final de dezembro - o ISCO aceita encomendas para dia 24 de dezembro, que devem ser feitas até às 11h de dia 21 -, e é também até ao final deste mês que decorre a campanha da padaria artesanal de Alvalade com a Make-a-Wish Portugal: na compra de cada Kanelbulle, o rolinho entrançado de canela da casa, e um dos best sellers, um euro reverte a favor da referida associação que realiza sonhos de crianças em situação de doença.
De resto, a oferta na pastelaria estende-se ainda aos croissants simples ou de pistacho; os pain au chocolate; scones; ou, no caso dos salgados, folhados de salsicha; focaccias; croquetes ou o já famoso Monte Cristo, também um dos mais vendidos, folhado misto com recheio de pancetta, mozarela fumada e geleia de tomate e pepino.

As novas bolachas de ginger bread. Foto: Susana Ramos/SAVVY

O crumble de maçã dinamarquês é outra das criações a pensar no Natal. Foto: Susana Ramos/SAVVY
No pão de fermentação natural, a escolha mantém-se diversa - trigo, cevada, espelta e sementes, mistura, etc, que vão enchendo as prateleiras de fornadas quentes. Para complementar, todos os dias há edições especiais: aveia e linhaça às segundas; ciabatta às terças; integral e mel às quartas; barbela às quintas; figo e nozes às sextas; dose dupla ao sábado, com chouriço e queijo curado e com mozarela e alho assado; e papoila e sésamo aos domingos. Nas bebidas, há entradas recentes como o Iced Coffee, o Iced Latte, o Matcha Latte, as kombuchas e o Mate, mas importa também espreitar os vinhos naturais nacionais que aqui se provam e levam para casa.

A padaria foi renovada visualmente. Foto: DR

Todos os dias, há pães de fermentação natural variados. A cada dia da semana, saem do forno edições especiais. Foto: DR
ISCO
Rua José d"Esaguy, 10D, Lisboa
Tel.: 211345751
Web: instagram.com/iscopadaria
Das 8h às 16h, todos os dias
Preço: Babka de chocolate e avelã a 4 euros/unidade ou 24 euros/versão grande; Galette des Rois (19 euros); Kanelbulle a 2,60 euros; pão de trigo desde 3,60 euros (600gr); pão de mistura a 4,90 euros (920gr).

