A primeira edição do concurso A Melhor Bola de Lamego premiou a Pastelaria Rua Nova, casa familiar aberta há 24 anos no centro da cidade.
Corpo do artigo
A Pastelaria Rua Nova abriu há quase duas décadas e meia pelas mãos do casal Mário e Paula Pereira, a dois passos do Castelo de Lamego, e foi agora a vencedora da primeira edição do concurso A Melhor Bola de Lamego, iniciativa que fez parte da programação da final do Chefe do Ano, a maior e mais antiga competição nacional para profissionais de cozinha.
A escolha aconteceu no Centro Multiusos de Lamego, através de uma prova cega às bolas finalistas das pastelarias, padarias e restaurantes inscritos, e que teve como critérios de avaliação a cozedura e textura da massa, a qualidade do recheio, o sabor e a apresentação. Nesta primeira edição, foram apenas avaliadas as bolas de carnes fumadas, feitas de forma artesanal, usando azeite ou banha como gordura base.
Jéssica Pereira, pasteleira e filha dos fundadores da Pastelaria Rua Nova, recebeu o prémio e explicou: "Fiquei muito surpreendida. Mas, ao mesmo tempo, sabia que a nossa bola tinha muita qualidade". A mesma acrescentou que a receita da bola deste estabelecimento foi sendo melhorada pelo pai nos últimos anos, seguindo sempre a receita tradicional da cidade.
O júri foi composto por Olga Cavaleiro (investigadora/professora e presidente do júri), Aníbal Morais (chef pasteleiro da Dibia Pastelaria), Teresa Serpa (Quinta da Pacheca), João Paulo Magalhães (Quinta do Ventozelo) e André Magalhães (chef do restaurante A Mesa do CAM). A iniciativa foi organizada pelas Edições do Gosto, em parceria com a Câmara Municipal de Lamego.
"Todas as bolas apresentaram grande qualidade, algumas aproximavam-se mais da ideia da bola de Lamego. A bola de Lamego é feita com massa de pão, alguma gordura (azeite ou banha) e deve ser baixa, não pode ter gordura em excesso. O recheio é uma fatia de um bom enchido das Beiras, que lhe vai dar suculência e sabor. Vai permitir, com a bola que é finíssima, a crocância desejada", frisou a presidente do júri deste concurso, que pretende valorizar a padaria regional, os seus protagonostas e matérias-primas.