Maio de copo na mão: seis eventos para descobrir vinhos do Alentejo até ao Porto
Em maio, os amantes de vinho terão oportunidade de explorar as várias regiões de Portugal com uma série de eventos enogastronómicos. E, mais do que saborear vinhos, aprender com especialistas, participar em provas e workshops e ainda desfrutar de gastronomia regional e animação ao vivo.
Corpo do artigo
Há Prova – Oeiras, Lisboa
9 e 11 de maio
O Há Prova regressa para mais uma edição em Oeiras, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, entre os dias 9 e 11 de maio. A prova enogastronómica realiza-se pela 11.ª vez e reúne 52 produtores de vinho, incluindo rótulos internacionais, bem como dezenas de restaurantes e pastelarias de referência do concelho. Ao longo dos três dias, além das mostras, os participantes poderão contar com atividades complementares, como workshops orientados por profissionais do setor e visitas guiadas à adega do palácio. A entrada no evento é gratuita.
Spring Tastings (Dão Primores) - Viseu
10 de maio
O Solar do Vinho do Dão será palco do Spring Tastings, um evento integrado na 15.ª edição do Dão Primores, que decorre no dia 10 de maio, entre as 15 e as 20 horas. A iniciativa, organizada pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão, dá a conhecer os melhores perfis e notas das criações de 15 produtores da região, ao longo da tarde de sábado. Às provas livres de vinhos e gastronomia juntam-se duas provas comentadas: “Dão Biológico”, orientada por Nuno Bastos, e “Jaen: A influência do terroir do Dão”, conduzida por Pedro Pereiro. Haverá ainda animação musical e a entrega dos prémios da 15.ª edição do concurso “Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor – Colheitas 2024”. A entrada no evento é livre e o copo oficial de prova está disponível por cinco euros. As provas comentadas requerem inscrição online e têm um custo de dez euros cada.
Tejo na Praça - Lisboa
10 de maio
Os vinhos do Tejo rumam novamente à capital para o Tejo na Praça, que decorre no espaço Praça Beato, em Lisboa, no dia 10 de maio, entre as 11 e as 20 horas. O evento reúne cerca de 23 produtores e mais de uma centena de referências vínicas à prova. À degustação de vinhos juntam-se os petiscos do chef Rodrigo Castelo, do restaurante Ó Balcão (detentor de uma estrela Michelin), disponíveis a seis euros cada, para saciar o apetite ao longo do dia. O programa inclui também música ao vivo, com atuação do artista João Ricardo. O evento destaca ainda momentos dedicados à literacia vínica, com duas provas comentadas pelo sommelier e embaixador dos Vinhos do Tejo, Rodolfo Tristão: uma sobre a casta Fernão Pires (às 12 horas) e outra dedicada à casta Castelão (às 15 horas). Às 16.30 horas realiza-se uma conversa entre enólogos, moderada pelo crítico de vinhos e gastronomia Edgardo Pacheco. Tanto as provas comentadas como a conversa têm acesso gratuito, mas com lotação limitada e requerem a aquisição do copo oficial do evento, que custa dez euros e dá também acesso à mostra e prova de vinhos geral.
Trás-os-Montes em Prova – Porto
17 de maio
A Baixa do Porto volta a acolher o Trás-os-Montes em Prova, desta vez no Mosteiro de São Bento da Vitória, no dia 17 de maio. O evento, organizado pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes, decorre este ano com um horário alargado: das 11 às 13 horas e das 15 às 20 horas. Estarão em destaque 25 produtores da região, alguns em estreia, e mais de 130 referências vínicas disponíveis para prova. Ao longo do dia, haverá ainda duas masterclasses conduzidas por José João Santos: “Arca de Noé de Vinhas Velhas” (das 11.30 às 13 horas) e “Vinhos além do óbvio e novos protagonistas” (das 16 às 17.30 horas). Ambas são gratuitas, mas requerem inscrição online. O bilhete para acesso à prova tem um custo de dez euros e pode ser adquirido exclusivamente no local, no próprio dia do evento.
ÉvoraWine - Évora
23 e 24 de maio
Nos dias 23 e 24 de maio decorrerá a décima edição do ÉvoraWine, na Praça do Giraldo, desta vez com cerca de 300 rótulos vínicos de 50 produtores e com uma festa de encerramento. O festival começa às 18 horas de sexta-feira (dia 23), com a sessão de abertura e a entrega dos prémios “Por todo o Alentejo”, que distinguem personalidades nas áreas do vinho, da gastronomia e da cultura da região. Às provas vínicas juntam-se os petiscos regionais dos restaurantes parceiros e uma agenda musical preenchida ao longo dos dois dias. Esta inclui os cantares tradicionais alentejanos dos Almocreves; o fado de Inês Villa-Lobos; o espetáculo de Teresa Franco, Bruno Cramez e Nuno Páscoa; uma atuação de sevilhanas; e do Grupo Mala Conexion. O evento termina com uma novidade: a festa de encerramento ÉvoraWine Party, que decorre entre as 22.30 e as 2 horas de sábado (dia 24), na Horta das Laranjeiras, ao som do grupo Os Vizinhos e do DJ Pedro d’Orey. A entrada na festa tem o custo de cinco euros para os participantes do ÉvoraWine e de dez euros para os restantes, que deverão adquirir o bilhete no recinto. A entrada no ÉvoraWine é livre e o copo oficial de prova está disponível por 15 euros, podendo ser adquirido online.
Um Dia em São Miguel – Redondo, Évora
31 de maio
No dia 31 de maio, a Casa Relvas abre as portas da Herdade de São Miguel, em Redondo, para o evento Um Dia em São Miguel, que culmina numa tarde de sábado com vinho, azeite, gastronomia e animação. Com início às 14 horas e duração "até ao pôr do sol", esta iniciativa anual da Casa Relvas promove diversos momentos dedicados aos sabores e tradições do Alentejo. O programa inclui um bar com vinhos das várias gamas da casa, um show cooking conduzido pela equipa do Fogo da Terra — onde os chefs cozinham em redor da fogueira — e expositores com petiscos e iguarias regionais, como queijos, enchidos, pão e doces. No campo da animação cultural, há jogos tradicionais para os mais novos, tosquia de ovelhas e a roda de oleiro do Zé do Poço, com loiça típica do Redondo. A tarde contará ainda com provas comentadas de vinho e azeite, como “A arte de lotear azeite”, por Henrique Herculano; “A Casa Relvas em 10 vinhos”, por Alexandre Relvas Jr.; e “Sustentabilidade no Alentejo”, por João Barroso. Cada prova tem um custo de cinco euros, com bilhetes disponíveis online — e o valor será doado ao Banco Alimentar Contra a Fome de Évora. A componente musical do evento inclui a atuação de Miguel Araújo, o espetáculo dos Trovadores de Redondo e o jazz dos Seven Dixie. O bilhete de entrada custa 35 euros e pode ser adquirido através da Ticketline. A entrada é gratuita para menores de 18 anos, desde que acompanhados por um adulto.