Feira do Alvarinho regressa de 3 a 6 de julho, com a 28.ª edição. Um evento que espera mais de 100 mil visitantes, reunindo dezenas de produtores da casta rainha da região, gastronomia local, concertos e experiências enoturísticas no coração do Alto Minho. A entrada é gratuita
Corpo do artigo
É no coração de Monção, no Parque das Caldas, que acontece a Feira do Alvarinho, um evento dedicado à casta homónima e promotor da identidade da sub-região de Monção e Melgaço. Criada em 1997, chega agora à 28.ª edição, que se realiza durante quatro dias, de 3 a 6 de julho.
A Feira do Alvarinho de Monção arranca hoje, a 3 de julho. As atividades começam às 19 horas no Palco Tradição, com o Grupo das Lavradeiras de São Pedro de Merufe, o Rancho Folclórico de Pinheiros e o Rancho Folclórico Estrelas do Vales. O Palco Bragalux receberá concertos às 20 horas com Liana Martins e às 21 horas João Gusmão e Anabela. Para as 22 horas guarda-se o destaque da noite, Rui Veloso, no Palco Crédito Agrícola. A noite termina com o DJ Wine To Start.
Na sexta-feira 4, o dia começa com momentos musicais no Palco Bragalux com Dina Oliveira e Nuno Louro, às 12 e 13.30 horas, respetivamente. Às 15 horas Gabriel Molinari e às 16 horas Nuno Casais sobem ao Palco Glammfire. De seguida, às 17 horas, o Palco Tradição acolhe os Monção Brass e DJ com músicas para um Bailarico de Verão. Pelas 19 horas, haverá vários momentos de folclore com o Grupo Danças e Cantares de Mazedo, Os Moleirinhos da Gadanha e Rancho Folclórico Santa Maria de Moreira, novamente no Palco Tradição. Los Sérgio e Samba à Gomes de Sá entram em palco pelas 20 e 21 horas, por esta ordem. Depois de mais Bailarico de Verão, chegam os Leaps Brass Band ao Palco Tradição, havendo espaço a partir da meia-noite para DJ Wine Remember.
O dia 5 de julho abre portas no Palco Bragalux às 13 horas com Bossa Amiga e depois, no mesmo lugar, às 14 horas com Cláudio Braga. O espaço Galmmfire Lounge recebe às 15 e 16 horas João Carvalho e Caique Dias, respetivamente. Já no Palco Bragalux, às 19.30, horas entra em palco Domingos Moça e às 21 horas há lugar para Desfados. Pelas 22.30 destacam-se os Sinfonia Eletrónica no Palco Crédito Agrícola, com DJ pela noite adentro. Bailarico de Verão e Wine’s on 80’s & 90’s seguem até às 5 da madrugada
No último dia, 6 de julho, os momentos musicais iniciam-se às 12 horas no Palco Bragalux, com David Eusébio, e às 13.30 horas há Jenny Velthuys. Depois, haverá espaço para um Momento Folclore no Palco Tradição com o Grupo Folclórico Os Amigos de Longos Vales, ACRD São Mamede de Troviscoso e o Rancho Folclórico Caso do Povo de Barbeita. Às 18.30 horas no Glammfire Lounge acontece um Wine Sunset. De seguida, Faino Ti às 20 horas sobe ao Palco Bragalux. Logo depois, para fechar os concertos da Feira de Alvarinho, conta-se com Daniela Mercury, no Palco Crédito Agrícola, às 21.30 horas.
Além da música, a Feira do Alvarinho tem espaços dedicados, entre outros, a produtores vinícolas, tasquinhas, ao restaurante Caldas (que apresentará cabrito regional), à Confraria da Foda (com cordeiro à moda de Monção), ao Solar de São Pedro by Serzedo Catering (e o seu costeletão homónimo) e ao chef Vítor Sobral (a preparar bacalhau à Monção), além de uma área para os mais jovens, uma zona concebida que contará com música, dança, oficinas e jogos.
O Espaço Harmonias é um local destinado à partilha de informações e experiências relacionadas com o vinho e a gastronomia. Inicia as atividades no dia 4, às 18.30 horas com “Alvarinho descomplicado”, sessão conduzida pela enóloga Patrícia Peixoto. Às 19 horas, a Confraria Gastronómica do Galo de Barcelos apresenta “Alvarinhos estagiados com Galo de Barcelos”. O dia 6 de junho lança pelas 17 horas a Confraria de Ovos Moles de Aveiro, abordando “Alvarinhos licorosos com ovos-moles", seguindo-se às 19.30 horas uma primeira prova cega com Diana Peixoto. O último dia, 7 de julho, também tem prova cega, mas às 15 horas. Às 17 horas, a Confraria da Lampreia do Rio Minho, discute “Espumantes de Alvarinho com lampreia do rio Minho”. Para finalizar, às 18 horas, a Confraria Gastronómica de Enchidos desenvolve os “Alvarinhos tranquilos com enchidos”.