Na Rota da Ribeira do Espírito Santo sente-se a frescura da praia e o recato da ribeira
A praia de Miramar, em Vila Nova de Gaia, tem na Capela do Senhor da Pedra um dos seus ícones. Menos famoso, e a pedir descoberta, é o percurso pedonal da Ribeira do Espírito Santo, que une o litoral ao Jardim de Santa Maria Adelaide.
Corpo do artigo
Há quem vá à praia de Miramar para desfrutar do sol, na areia ou nas esplanadas, saborear os afamados gelados de máquina, passear pelo largo com parques infantis, praticar desporto ou visitar a capela — seja para prestar culto ou para momentos especiais como pedidos de casamento.
No entanto, existe um outro motivo que convida à visita: a Rota da Ribeira do Espírito Santo. Este percurso pedestre, de traçado linear e com 3,5 quilómetros, oferece uma transição harmoniosa entre o ambiente marítimo e a paisagem florestal do interior, podendo começar-se tanto na praia como em Arcozelo, no Parque Santa Maria Adelaide.
Iniciando junto à orla marítima, após a visita à Capela do Senhor da Pedra, o percurso dirige-se até às imediações do antigo bar-restaurante Areal. Dali, cruza-se o campo de golfe de Miramar e abandona-se a beira-mar para mergulhar na imensidão do corredor verde. Ao longo dos passadiços de madeira, os sentidos despertam com o murmúrio da ribeira, o chilrear das aves e o som discreto de outros seres vivos que lá coabitam, como sapos e patos. A paisagem é dominada por uma exuberante galeria ripícola, que oferece sombra e beleza através da sua vegetação densa e flores de cores vivas.
Pelo caminho, encontram-se bancos destinados a momentos de descanso ou contemplação da vista. Com alguma sorte, é possível avistar cavalos a galopar nos campos vizinhos ou até rebanhos de ovelhas a pastar tranquilamente, tornando a experiência ainda mais imersiva e bucólica.
A travessia de uma estrada asfaltada, devidamente sinalizada com passadeiras para garantir a segurança dos passantes, marca a entrada em território de Arcozelo. Aqui, o trilho perde os passadiços e ganha um contacto ainda mais direto com a floresta, com uma vegetação mais densa, e um moinho abandonado com uma queda de água livre que recria um cenário cinemático.
A jornada culmina no Jardim de Santa Maria Adelaide, ou pode ainda prolongar-se até ao Museu e Túmulo de Santa Maria Adelaide, permitindo descobrir a história e o simbolismo da santa local.
A Rota da Ribeira do Espírito Santo é uma proposta acessível para muitas idades e condições físicas, para ser feita a pé ou de bicicleta, aliando o melhor do litoral e do interior — entre a vivacidade da praia e a tranquilidade da ribeira, entre o lazer, espiritualidade e natureza.
Partidas e Chegadas
Jardim de Santa Maria Adelaide
É em Arcozelo que se encontra este espaço tranquilo e arborizado, que convida a piqueniques ou momentos de descanso nas zonas verdes com bancos e mesas. Além deste cenário, alberga ainda o túmulo e o museu dedicados à santa. É um local de devoção e contemplação, que une espiritualidade, natureza e património cultural.
Capela do Senhor da Pedra
Erguida sobre um rochedo à beira-mar, a Capela do Senhor da Pedra terá sido construída no século XVII. O local era já antes sagrado, usado para cultos pagãos ligados à natureza, como se lê nos seus azulejos. Hoje, continua a atrair crentes e curiosos, fascinados pelo misticismo da capela e pela localização singular, onde o mar e a fé se encontram num dos cenários mais emblemáticos de Miramar.