Uma casa de família aberta aos amigos, assim se define o NaturViana, um espaço naturista embrenhado na floresta, onde se pode ir passar uns dias de descanso, trabalhar remotamente ou viver por uns meses.
Corpo do artigo
O NaturViana não é só um alojamento naturista, é um espaço de comunhão. “Somos uma casa, uma família que compartilha o seu estilo de vida e vivências”, esclarece o proprietário, Adriano Piñeiro. Recebem os hóspedes como amigos, convidando-os a usufruir de tudo o que a propriedade tem para oferecer. Embrenhada numa área florestal, a 30 minutos de Viana do Castelo, permite uma imersão na natureza em todos os seus recantos, seja na piscina biológica rodeada de árvores, nas várias áreas de relaxamento, com plataformas e baloiços para contemplar a envolvência, ou no dome de vidro - uma das opções de alojamento - que dá a sensação de estarmos a dormir sob as estrelas.
A estadia pode ainda ser complementada com passeios de todo o terreno, jet ski, bodypainting, ioga e outras atividades. “A ideia é adaptarmo-nos a quem nos visita e viver dias especiais, mágicos, únicos e inesquecíveis”, reforça Adriano. Além disso, aproveitam a hora de jantar para reunir todos os visitantes à mesa, num momento de partilha e convívio.
Afinal, o NaturViana nasceu para ser um lugar de encontro para quem abraça a mesma filosofia, e onde se procura desmistificar a ideia de naturismo. “É mais do que simplesmente ficar sem roupa. É abraçar a natureza, a liberdade e a autoaceitação da forma mais natural possível. É um estilo de vida que promove a positividade corporal, o respeito por si e pelos outros, e uma ligação profunda com o mundo que nos rodeia”.
O anfitrião deste reduto sempre viveu segundo estes princípios. O pai já era naturista e foi na casa da família, não muito longe dali que Adriano deu início ao que viria a ser o NaturViana. O espaço e o projeto continuam em constante evolução, crescendo com o contributo de todos os que por ali passam. A própria retribuição da estadia funciona na base dos apoios e contribuições.
Há várias formas de usufruir do espaço: pernoitando com tenda própria nas áreas de campismo e caravanismo, ficando num dos yurts ou no domo de vidro, ou fazendo apenas uma visita durante o dia e ficando para jantar. Quem quiser prolongar a estadia por mais do que apenas alguns dias de férias, pode optar pelos programas de co-work - para quem trabalha remotamente - ou co-live do NaturViana. Este último implica a participação nas tarefas diárias de manutenção do espaço e a partilha de competências, e visa criar uma comunidade sustentável, “que abraça a natureza, o bem-estar e uma vida consciente”.
NaturViana
Rua do Divino Salvador, Portela Susã, Viana do Castelo
Tel.: 938533798
Web: naturviana.com