Equipado com um centro de escalada indoor de alto rendimento, mas também aberto a quem quer aventurar-se, o Dolinas Climbing Hotel, na vila de Porto de Mós, é uma unidade singular. As famílias podem aprender a escalar juntas, em total segurança.
Corpo do artigo
A partir dos quatro anos, as crianças são bem-vindas no tapete de espuma e podem explorar os blocos com presas em formato de peixe e dinossauro, à guarda de um técnico superior de desporto, explica o membro da equipa Hugo Simões. “Aqui, elas treinam a coordenação e a motricidade fina, através de circuitos e jogos infantis adaptados à escalada, e é importante que os pais também participem, porque quando os veem a fazer em total segurança, já conseguem desafiar-se”. Tanto que, “com cinco, seis anos”, muitas sobem a parede principal, de 27 metros.
Atravessando os seis andares do hotel, em contacto visual com cada piso através de um vidro, o Climbing Center torna o Dolinas Climbing Hotel, na vila de Porto de Mós, um conceito “único na Europa”, diz Cátia Campos, responsável pela comunicação e membro da direção do projeto. Provando ser mais do que um centro desportivo de alta performance, abre-se ao público geral, e em particular ao familiar, com experiências de iniciação (cujo valor por sessão inclui instrutor e o equipamento necessário) e aulas privadas, assim como festas de aniversário e eventos.
Enquanto os miúdos se divertem com um jogo de memória numa das paredes auto-belay (cujo sistema de segurança permite abrandar a descida), os escaladores profissionais podem dispor do espaço livremente, e treinar na Kilter Board, uma parede associada a uma aplicação móvel que permite incliná-la entre 25 e 70 graus e delinear milhares de percursos diferentes. “É uma atividade para todos”, independentemente da preparação física, sinaliza o técnico superior. O ginásio Technogym dá apoio, e o spa propõe massagens de ativação ou recuperação muscular.
No terceiro piso do hotel, hóspedes e clientes externos mediante reserva podem nadar sobre a vila, o castelo de Porto de Mós e a Serra de Aire e Candeeiros, assim como relaxar na sauna e no banho turco. A paisagem adorna o interior com uma fotografia aérea impressa nas alcatifas dos corredores e sente-se na pedra granítica da decoração, que perpassa ainda os 93 quartos (18 são suítes, boas para acomodar crianças). No piso térreo, o lounge bar e restaurante SOLO 24.80 acabam de ganhar o novo chef André Bravo, e um menu assente nos produtos da região.
Programa de Páscoa
A pensar em quem quer celebrar a Páscoa em Porto de Mós, o Dolinas Climbing Hotel lançou um pacote de uma noite em quarto duplo com buffet de pequeno-almoço incluído, acesso à piscina interior, sauna e banho turco, e almoço tradicional de domingo de Páscoa (cabrito assado no forno com arroz de enchidos, com bebidas) no SOLO 24.80, a partir de 120 euros/pessoa. A animação infantil contempla uma sessão de caça aos ovos no Dolinas Climbing Center. Clientes externos são bem-vindos no almoço, a 32 euros/pessoa.
Dolinas Climbing Hotel
Avenida de São Pedro, 1, Porto de Mós
Tel.: 244202222
Web: dolinasclimbinghotel.com
Quarto duplo a partir de 200 euros/noite, com pequeno-almoço.
Percurso de escalada até 12 anos inclusive, 15 euros/1h; experiência em família, 22 euros/1h