O pão, alimento universal com milhares de anos de história, é o mote para o novo concurso organizado pela ACIP - Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares e o Museu do Pão, em Seia, para premiar "o melhor pão de Portugal", a 10 de maio.
Corpo do artigo
O novo concurso que apurará, através da votação de um júri, aquele que é "o melhor pão de Portugal" será oficialmente apresentado num jantar no restaurante Fetich Cool Kitchen, na Covilhã, pela mão do chef Hélio Loureiro, no dia 25 de abril. Durante a refeição, e como acompanhamento do menu, será feita uma prova comentada de pães feitos pelo Museu do Pão, entre eles, pão mármore de carvão ativado, pão de requeijão com mel de urze e pão de pistacho com infusão de flor de laranjeira.
Já a prova dar-se-á no dia 10 de maio, no Museu do Pão, em Seia. Cada pão será avaliado numa prova cega por um painel de jurados, que numa primeira fase irá escolher cinco pães, para passarem à fase final. Aí, serão posteriormente avaliados por outro painel, para se chegar a um vencedor por categoria: trigo, broa, centeio, cereais e inovação. Os jurados terão em conta critérios como o sabor, uniformidade, textura, mastigação, cor e brilho, aroma e o aspeto geral. Os premiados serão anunciados no mesmo dia, ao fim da tarde.
As inscrições para o concurso decorrem até 2 de maio e devem ser formalizadas através de um formulário online. O concurso é organizado pelo Museu do Pão, em Seia, e pela ACIP – Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares, de forma a valorizar este alimento considerado fundamental na dieta alimentar a nível mundial, e que é "tema transversal a toda a gastronomia", lê-se em comunicado.