De 20 a 22 de junho, o Convento de São Francisco reúne dezenas de produtores de vinho e queijo da Região Centro. Provas, masterclasses e animação de DJ fazem parte do cartaz do primeiro PROVE Vinho e Queijo.
Corpo do artigo
Durante três dias, os claustros do Convento de São Francisco, em Coimbra, acolhem a primeira edição do PROVE Vinho & Queijo, evento que vai dar palco aos vinhos da Bairrada, da Beira Interior e do Dão, e aos queijos DOP Beira Baixa, Rabaçal e Serra da Estrela.
A estreia desta iniciativa, entre 20 e 22 de junho, pretende dar palco aos produtos DOP, DOC e IGP produzidos na Região Centro, e conta com a presença de cerca de trinta produtores vínicos e duas dezenas de produtores de queijo, que, além de terem as suas criações à prova, também explicarão "processos de produção, a história dos produtos, as particularidades dde cada região, assim como os desafios da atividade", lê-se no comunicado do PROVE.
Na agenda, destaque também para as três masterclasses, uma dedicada ao Queijo Serra da Estrela (dia 20, pelas 18h), outra sobre o Queijo Beira Baixa (dia 21, às 14h) e uma terceira focada no Queijo Rabaçal (dia 21 pelas 17h). A iniciativa contará ainda com expositores de pão regional, estruturas de snack-bar com mostras gastronómicas de cada CIM e uma festa sunset com animação de DJ, no sábado, 21, pelas 18h.
O PROVE Vinho & Queijo é de acesso gratuito, mas a degustação de produtos exige a aquisição de um kit, composto de um copo de vinho e uma tábua, por oito euros. As masterclasses têm o valor de dez euros e as inscrições fazem-se no evento, que acontece entre as 17h e as 21h de dia 20, entre as 12h e as 21h de dia 21 e entre as 12h e as 19h do último dia. A próxima edição já está a ser pensada e Viseu será o destino previsto da iniciativa no próximo ano.