O evento enogastronómico Alivetaste volta a tomar conta dos jardins do Pestana Palácio do Freixo, no Porto, a 7 de julho, dando a provar cerca de 80 vinhos e de 40 criações gastronómicas
Corpo do artigo
Como habitual, o Pestana Palácio do Freixo é a casa do Alivetaste, agora na nona edição, celebrando também os 268 anos de história do palácio. O evento está marcado para o dia 7 de junho, a partir das 17 horas.
A mostra vínica contará com cerca de 30 produtores, oriundos das regiões do Alentejo, Algarve, Península de Setúbal, Bairrada, Dão, Trás-os-Montes, Vinho Verde, Tejo e Douro — para agradar a múltiplos palatos. Entre os produtores presentes, conta-se a Adega Mayor, Casa Relvas, Quinta do Paral, Villa Alvor – Aveleda, Casa Horácio Simões, Caves São Domingos, Quinta das Bageiras, Júlia Kemper Wines, Quinta do Sobreiró de Cima, Soalheiro, Anselmo Mendes, Quinta das Arcas, Quinta do Sampayo, Adegfa de Favaios, Quinta de Ventozelo, Sogevinus e Quinta do Vallado.
Já a degustação gastronómica ficará a cargo de uma vintena de chefs nacionais, entre os quais João Pupo Lameiras, do Muro (Porto); Miguel Castro e Silva e José Guedes, do De Castro e Casario (Vila Nova de Gaia); Tiago Bonito, do Éon (Porto); Renato Cunha, do Ferrugem (Famalicão); Júlio Pereira, do Kampo (Funchal); Lígia Santos, das Casas da Li (Arcos de Valdevez); Luís Brito, do A Ver Tavira (Tavira); Marlene Neto, do Palácio do Freixo (Porto); Miguel Teixeira e João Moreira, do Corinthia Lisboa; e António Carvalho, do Brasão (Felgueiras).
Além da vertente enogastronómica, o evento contará com um desfile de moda apresentado pela Prochef. Com uma coleção pensada para restaurantes, hotéis e o setor vínico, sob o tema “Food makes people come together”, o desfile terá ainda como convidado o artista plástico Ivo Moreira. A música também estará presente, a cargo do DJ Ricardo Branco.
O Alivetaste é destinado a maiores de 18 anos, que poderão adquirir os ingressos no site da Ticketline (https://ticketline.sapo.pt/evento/alivetaste25-91835), pelo valor de 120 euros.