O aparthotel The Verse, inaugurado em dezembro no bairro lisboeta de São Bento, é uma ode ao design português, com curadoria do Studio Astolfi. O edifício, renovado pelo arquiteto Carrilho da Graça, tem 15 apartamentos T0 a T2 apoiados por serviços.
Corpo do artigo
Um bar-receção ou uma receção-bar, consoante as horas e os dias da semana, recebe clientes locais e viajantes com descontração, marcando o tom do The Verse, o novo boutique aparthotel do bairro de São Bento, em Lisboa. O espaço híbrido, com passagens desenhadas em arco, foi concebido para responder às necessidades: ora um check-in, ora servir cocktails e mocktails ou café e pequenos petiscos nos entretantos. Nas noites de sexta e sábado, um DJ toma conta do balcão deste átrio, cujo bar serve também vinhos Ode, de baixa intervenção, feitos no Cartaxo.
A distância entre a adega em Vila Chã de Ourique e o The Verse é mais curta do que aparenta, uma vez que o empresário australiano David Clarkin é também cofundador deste projeto vínico, instalado na região demarcada do Tejo, a uma hora da capital. A seu lado, a par do filho Henry, tem o também investidor imobiliário Andrew e a filha dele, Anna Richardson. Profissionalmente viajam muito, mas sentiam falta de um lugar a que pudessem chamar casa, sempre que tinham de permanecer em Lisboa. A transformação deste edifício devoluto afigurou-se a melhor opção.
“A escolha do arquiteto Carrilho da Graça foi do David, que já conhecia o trabalho dele e achou que se enquadraria nesta zona de Lisboa”, conta a diretora-geral Rute Cerqueira. Enquanto no subsolo existem dois apartamentos T1 com pátios privados, nos pisos superiores encontram-se 13 apartamentos T0 a T2. Todas as tipologias têm sala de estar e cozinhas feitas à medida com painéis de madeira e bancadas de pedra, e equipadas com loiça Costa Nova, eletrodomésticos Bosh e Smeg, e mini-bar de cortesia à chegada, com vinhos, cerveja artesanal e outros mimos.
Os pés-direitos variam conforme o piso, entre a imponência das janelas e tetos altos e os tetos arredondados dos apartamentos no rés-do-chão, e as casas-de-banho apresentam pavimentos em mosaico hidráulico e lavatórios em tom terracota. O The Verse ganha, assim, “uma estética orgânica e funcional”, explica o comunicado do projeto, com o traço do estúdio de Joana Astolfi. A paleta de tons terracota, verde-azeitona e branco-creme equilibra tranquilidade e sofisticação e destaca peças exclusivas, como as cabeceiras de cama Art Déco da escultora Diana Botas.
E, embora o The Verse tenha sido pensado para oferecer total independência, os clientes têm à disposição, 24h/dia, uma equipa capaz de atender a qualquer necessidade, desde resolver um problema a reservar transfers culturais na região. A pedido, as crianças podem ter amenities da Le Petit Prince, e os cães até 12kg uma cama, tigela e brinquedo (por 40 euros/dia). A primeira refeição do dia é entregue numa cesta, após a primeira noite. Querendo, a estadia inclui brunch no Hello, Kristof, ali na mesma rua, onde há pequenos negócios e passa o elétrico 28 da Carris.
The Verse
Rua São Bento, 39 (São Bento)
Tel.: 210120460
Web: theverse.com
Apartamento T0 a partir de 300 euros; T2 a partir de 800 euros.