A Casa Novo Bowing, em Odemira, marca o fim do "Summer bowing" a 29 de junho para o Dia Aberto ao Planeta. Há oficinas de sushi vegetariano, pintura de henna, dança tradicional do Bangladesh, música e fotografia
Corpo do artigo
Situado em Odemira, um concelho com uma comunidade significativa de migrantes asiáticos, a Casa Novo Bowing aposta na construção de um ambiente inclusivo que combina arte, diálogo e troca de conhecimentos, envolvendo ativamente migrantes e residentes. É aqui que vai acontecer, domingo 29, o evento Dia Aberto ao Planeta, sob a coordenação de Madalena Victorino.
O programa do Dia Aberto ao Planeta decorre entre as 10 e as 20 horas. Durante a manhã há lugar para uma oficina de introdução ao sushi vegetariano com Prakash Gautam. Logo depois, das 14 às 16 horas, poder-se-á saborear um brunch asiático de pratos caseiros. Em paralelo, entre as 14 e as 18 horas, haverá espaço para uma sessão dedicada à tabla, instrumento de percussão indiano, com Inderjeet Singh. Ainda a partir das 14 horas, e até às 19, está prevista pintura com henna com Avneet Kaur, Amandeep Kaur e Ashpreet Kaur.
Das 15 às 16 horas e das 18.30 às 19 horas, será possível ver a exposição fotográfica “Viagens em imagens” de Jaime Salvadinho. Também às mesmas horas, existe espaço para um “ping pong de perguntas” com Ricardo Falcão, Alexandra Neves Silva e Madalena Victorino. Entre as 16 e as 17.30 horas, Marta Brandão traz "Rosa dos ventos", um espetáculo de música e dança do mundo, a que se segue, até às 18.30 horas, Susana Vilar e uma dança tradicional do Bangladesh com bambus. A penúltima atividade acontece das 18.30 às 19 horas, com tai chi chuan conduzido por Ofek Nave e Ariel Saponar. A encerrar o dia, pelas 19 horas, a banda da casa Novo Bowing apresentará um momento musical. A entrada para o Dia Aberto ao Planeta é gratuita, sendo necessária inscrição prévia nas oficinas pelo número 912 885 896.
A antiga residência de estudantes de Odemira acolhe a Casa Novo Bowing, servindo como um espaço dinâmico de criação e partilha artística. Nos próximos anos, o projeto planeia expandir-se para outras freguesias com presença migrante relevante, como São Teotónio e Vila Nova de Milfontes.
O Dia Aberto ao Planeta é uma iniciativa da cooperativa Lavrar o Mar, apostando na arte como meio de promover a inclusão cultural e criatividade. O evento tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Câmara Municipal de Odemira.