
São João de Braga
Foto: DR
Os balões, os martelos e as tradições populares também vão encher ruas de Braga a Melgaço, além de Vila do Conde, Évora e Angra do Heroísmo.
Corpo do artigo
Melgaço
28 de junho
As Marchas de São João voltam ao Largo da Calçada a 28 de junho. O desfile percorrerá o centro da vila até ao Largo do Mercado Municipal. Este ano, junta-se um novo grupo, Os Sem Fronteiras, composto por membros da comunidade imigrante. Participam ainda a Associação Noites Gaiteiras, a Casa do Povo, a Marcha Infantil da Misericórdia e a Associação Melgaço em Patins, cujos trajes e temas só serão revelados na noite do evento. No final, há porco no espeto e música com Los Cumberos. Mais informação em discovermelgaco.pt.
Braga
Até 24 de junho
No ano em que Braga é Capital Portuguesa da Cultura, a cidade não poupa na animação. Para a noitada de São João, a 23, contar-se-á com o tradicional Cortejo das Rusgas, que arrancará às 22 horas, desde o centro histórico até ao Parque da Ponte, com várias rusgas, grupos folclóricos e bandas filarmónicas. À 1 hora há sessão de Fogo da Ponte, lançado do Monte Picoto sobre o terreiro de São João da Ponte. Mais tarde, às 1.30 horas, segue-se o concerto de Diogo Piçarra na Avenida Central. Até às 6 horas há animação garantida por DJ e arraiais. Informações adicionais em saojoaobraga.pt.
Vila do Conde
Até 24 de junho
Desde 31 de maio que Vila do Conde tem festas para celebrar a tradição popular do São João. É quase um mês de concertos, desfiles, eventos religiosos e feiras. O ponto alto será no dia 23, às 22 horas, com o desfile das Marchas Luminosas, seguido de atuações dos ranchos populares do Monte e da Praça. Mais tarde, pelas 1.30 horas, haverá espetáculo de fogo de artifício, cachoeira, aquático e piromusical no estuário do rio Ave pelas. A noite prolonga-se com o concerto de Némanus, com início às 2 horas no Cais da Alfândega. Programa completo em cm-viladoconde.pt.
Évora
Até 29 de junho
A Feira de São João no Rossio de São Brás estará aberta ao público durante nove dias, com exposições, artesanato, comes e bebes, diversões populares e desporto. Haverá também o Espaço Criança, no Parque Infantil Almeida Margiochi, com atividades lúdicas. A Feira da Ladra também estará presente todos os dias, das 18 às 24 horas, no Espaço Jovem. No Palco Principal, perto do Monte Alentejano, os concertos ocorrerão diariamente às 22 horas, com artistas como Nena, Capicua e Plutónio. No dia 23, o palco é dedicado ao Encontro de Etnografia e Folclore| INATEL. Toda a programação em feirasjoao.cm-evora.pt.
Angra do Heroísmo
Até 29 de junho
A cidade transforma-se na Ilha dos Amores, de 20 a 29 de junho, com as Sanjoaninas, que este ano homenageiam Luís de Camões. Haverá marchas, concertos, desfiles, gastronomia, exposições, desporto e tauromaquia. No dia 23, às 21 horas, 30 grupos desfilam nas marchas, do Alto das Covas à Praça Velha. A noite continua com os DJ Carlo Fernandes, Vitor e Simon R, no palco Meo, no Cerrado do Bailão; e DJ Roberto Toste no palco Guarita, no Cais da Alfândega. Os eventos de 23 são gratuitos. Nos restantes dias, os espetáculos no Palco Meo valem entre 15 (bilhete diário) e 30 euros (pulseira semanal). Até aos 12 anos, a entrada é livre. Mais info em sanjoaninas.pt.
