Padaria em Santa Maria da Feira ganha prémio de melhor croissant à moda do Porto
A Crescente Padaria Artesanal, em Fiães, Santa Maria da Feira, foi distinguida com o prémio de Melhor Croissant à Moda do Porto. Os resultados da competição foram conhecidos dia 27 de maio.
Corpo do artigo
A Crescente Padaria Artesanal, situada em Fiães, Santa Maria da Feira, foi distinguida com o prémio de Melhor Croissant à Moda do Porto. Na criação do croissant vencedor, Daniel Brandão, chef da padaria e criador da receita vencedora, mencionou que o objetivo foi “criar um croissant leve, com sabor amanteigado e com aquele toque fresco que nos faz querer repetir”.
O concurso, organizado pelas Edições do Gosto e pela revista Manja, com o objetivo de “valorizar e promover a arte da confeção dos croissants típicos da região do Port”, teve como coordenadora do júri Olga Cavaleiro, que referiu que a competição “foi uma maneira extraordinária de pôr as pessoas a pensar o produto e a valorizá-lo com entrega e criatividade.”
O concurso arrancou com uma fase de inscrição dirigida a padarias e pastelarias da Área Metropolitana e do Distrito do Porto que produzem croissants próprios. Após a triagem inicial, os candidatos participaram numa sessão de apuramento realizada a 8 de maio, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, da qual saíram os dez finalistas. A decisão final foi tomada numa prova cega sem identificação dos concorrentes, assegurando uma avaliação técnica rigorosa e imparcial por parte do júri.
O júri da competição incluiu seis especialistas ligados à gastronomia, entre eles Olga Cavaleiro, investigadora e professora na área, que assumiu a presidência. A avaliação contou ainda com as pasteleiras Andreia Moutinho e Ana Patrícia Correia, da Marupiu Pâtisserie, a chefe Inês Diniz, do restaurante Casa Inês, no Time Out Market do Porto, a jornalista Teresa Castro Viana e o gastrónomo João Faria.
Os finalistas do concurso Melhor Croissant à Moda do Porto 2025 foram Brites - Padaria e Pastelaria Artesanal, Café 55, Crescente Padaria Artesanal, Delícia de Gondomar & Pastelaria, Doce Alto - Confeitaria, Neta 3 - Padaria e Confeitaria, Nougat Pâtisserie, O Pasteleiro, Padaria Guetim 2 e Rainha da Foz. Os dez espaços selecionados passam agora a fazer parte da rota do melhor Croissant à Moda do Porto, um roteiro gastronómico disponível até 30 de junho, que convida o público a provar as versões finalistas desta especialidade típica da região.
Segundo as Edições do Gosto, o croissant à Moda do Porto tem uma “identidade própria”. “A sua massa, mais densa e fofa por ser do tipo brioche, garante um sabor marcante e uma textura distinta dos croissants clássicos. Visualmente apelativo, costuma apresentar um brilho açucarado à superfície e, em algumas variações, é enriquecido com um leve toque de Vinho do Porto, o que reforça a ligação à tradição da região”.